Notícias e Informativos

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA, ATRAVÉS DA SEC. DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE FOI CONTEMPLADA COM O PROJETO MELHORAMENTO GENÉTICO.

A Prefeitura Municipal de Itiquira, através da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, foi contemplada com o Projeto Melhoramento Genético Embrião, onde foram contemplada com quarenta (40) embriões viáveis da SEAF e a Prefeitura Municipal entrará com contrapartida de 8 embriões.

O Projeto tem parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso-SEAF, a Prefeitura Municipal de Itiquira e a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – EMPAER/MT. O projeto consiste em: Contratação de Empresa para Executar Serviços de Transferência de Embriões Bovinos com Fornecimento de Embriões com as seguintes características: Embriões de bovinos da raça Girolando ½ sangue, produzidos com sêmen sexado de fêmea, transferidos em vacas ou novilhas receptoras, com confirmação de prenhez de no mínimo sessenta (60) dias após transferência.

A Empresa contemplada e contratada para execução deste projeto foi a Empresa Lageado Embriões Biotecnologia e Pecuária. Desta forma a Empresa ganhadora esteve no Município, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na data de 07 à 11/02/2022 iniciando seus trabalhos através dos protocolos sanitários e hormonais para a sincronização das receptoras as quais receberão os embriões nos dias 24 e 25/02/2022.

“O objetivo da parceria é melhorar ainda mais a qualidade do rebanho leiteiro no Município. O uso desses embriões, irá melhorar significativamente a genética dos animais, permitindo rápidos saltos na produção e na qualidade do leite”, enfatizou o Sec. De Agricultura e meio ambiente; Sr. Otavio Marcus Rufino Tunes.