Notícias e Informativos

Entre os dias 23 e 25 de novembro, acontece no município de Itiquira o recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias)– instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.
A ação foi buscada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com o objetivo de atender melhor os pequenos produtores do município, visto que o único local de recolhimento mais próximo atualmente é a Central de Rondonópolis. O RI conta também com a parceria da Prefeitura Municipal, do Sindicato Rural de Itiquira, da EMPAER-MT e da Zoofértil, e é uma realização do Sistema Campo Limpo.
A ação visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região e consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em local mais aproximado às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo, cumprindo, assim, a previsão legal de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos.
As embalagens serão levadas para a Central de Rondonópolis, e posteriormente encaminhadas para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV.