Notícias e Informativos

A Rede Municipal de Educação promove formação sobre cuidados e prevenção à Covid-19

A Secretaria Municipal de Educação, está realizando formação, para os profissionais da educação com o intuito de orientá-los sobre os cuidados, prevenção e protocolos de biossegurança em relação à Covid-19, que deverão ser tomados nas unidades escolares. As aulas na rede municipal de ensino estão sendo realizadas de forma remota e a previsão é que o ensino híbrido (parte presencial e parte não presencial) seja iniciado a partir do dia 09 de agosto.

A Secretária Municipal de Educação Rosângela Frederico, coloca que a formação tem como objetivo preparar as unidades escolares para o retorno das aulas presenciais, que serão de forma híbrida. “Nesta semana estão tendo formações todos os profissionais de educação e ainda os motoristas do transporte escolar rural”.

A formação foi ministrada pelo Coordenador de Saúde Mental e Equipe Técnica do Combate ao Covid-19 – Aldair Batista Oliveira Dias, que trabalhou com todos os profissionais o documento elaborado pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Equipe Gestora das Unidades Escolares. Com informações básicas sobre higienização, sobre as formas de contágio e transmissão do vírus, sintomas, medidas de controle e prevenção, cuidados com elaboração e distribuição da alimentação escolar e protocolo para o transporte escolar.

O Senhor Aldair detalhou alguns cuidados que se deve ter nas escolas, como os banheiros, que devem ser limpos com frequência; priorizar a ventilação natural; ao usar os bebedouros dar preferência aos copos descartáveis ou individuais; manter as mesas, cadeiras e bancadas dos refeitórios sempre limpos e desinfetados e usar em horários alternados e com espaçamentos de 1,5 metros entre um aluno e outro. Destacou ainda que devem ser tomados os mesmos cuidados no transporte escolar e feito uma triagem na entrada das escolas e ao utilizar o transporte escolar, com a medição de temperatura, higienização das mãos e manter o distanciamento. Colocou que “tomando todos esses cuidados, teremos um retorno às aulas de forma segura”.

Foi colocado também que será repassado os pais e/ou responsáveis pelas unidades escolares todos os cuidados e protocolos que os alunos e familiares terão que seguir para um retorno seguro das aulas presenciais no formato híbrido.

E ainda foi ofertada aos motoristas formação sobre Prevenção e Segurança no Trânsito pelo 1º Sargento PM Vilson Neri Arend.

O Prefeito Fabiano Dalla Valle participou da abertura do evento enfatizando a importância dos cuidados no ambiente escolar e coloca ainda “que todos devemos ser cuidadosos e cumprir com todas as medidas de segurança contidas no Protocolo de Biossegurança para evitar o contágio do Covid-19”.