1ª TURMA DE BRIGADA DE INCÊNDIO DO MUNICÍPIO

O mês de maio marcou o início do período de estiagem em nossa região, onde o clima começou ficar mais seco, a umidade mais baixa e as chuvas mais escassas, fatores os quais, somados as altas temperaturas, aumentam os riscos de incêndios florestais.

Pensando nisso, e levando em consideração as incidências do último ano, a Prefeitura Municipal de Itiquira, por meio do Coordenador de Estudos e Projetos do município e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, em parceria com o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis/MT, realizou nos dias 15 e 16 de junho, o curso de Brigada de Combate à Incêndios Florestais e Prediais, capacitando a 19 servidores municipais.

O curso foi coordenado pela Sgt. Márcia e ministrado pelos Sgt. Odailson e D. Santana, e foram abordados vários temas, tais como: definições e métodos de extinção dos incêndios florestais e prediais, técnicas e táticas de combate, EPI's e equipamentos utilizados, reconhecimento e utilização correta dos extintores de incêndio e também primeiros socorros aplicados à realidade dos brigadistas.

Além das aulas teóricas, também foram realizadas aulas práticas, nas quais foram ministrados diversos simulados de exercícios de combate ao incêndio, para que, desta forma, os futuros brigadistas possam compreender, bem como, atuar durante possíveis situações de emergência na vida real.

Com a formação, os servidores certificados poderão auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar em casos de ocorrências de incêndios florestais e prediais, até que os mesmos possam chegar ao local, caso seja necessário.