Notícias e Informativos

ESCOLAS DO MUNICÍPIO ADEREM AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUGERIDO PELA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

  • Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA
  • Publicado em: 26/05/2021
  • Assunto: Agricultura

ESCOLAS DO MUNICÍPIO ADEREM AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO

AMBIENTAL SUGERIDO PELA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 

        

        O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo é uma ação de educação ambiental desenvolvida pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos. 

        Com foco na responsabilidade compartilhada e reconhecendo a importância de conscientizar as futuras gerações, o inpEV investe, continuamente, em ações de educação ambiental, dentre elas o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo.

        Esse programa busca apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, através da distribuição de kits de educação ambiental para escolas, voltados para 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. 

        Os materiais dão suporte em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Desde 2019, os conteúdos pedagógicos estão alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e trabalham os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

        A partir do conhecimento do programa, que foi sugerido pelo Coordenador de Estudos e Projetos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itiquira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas estaduais, trabalhou para que o projeto fosse implementado no Município. Foram feitos contatos e reuniões com representantes do inpEV, e por fim, a inscrição das escolas no programa. 

        Este trabalho resultou na adesão do programa em todas as escolas municipais e nas duas escolas estaduais do Município (Itiquira e Ouro Branco do Sul).

•  Escola Municipal de Educação Básica Santo Antônio do Paraíso 

•  Escola Municipal de Educação Básica São João Batista

•  Escola Municipal de Educação Básica Anfilófio de Souza Campos

•  Escola Municipal de Educação Básica Francisco Andrea Marchett 

•  Escola Municipal de Educação Básica Jorge Eduardo Raposo de Medeiros

•  Escola Municipal de Educação Básica José Rodrigues da Silva

•  Escola Estadual Bonifácio Sachetti

•  Escola Estadual Dom Aquino Correa 

        Desse modo, todos os alunos matriculados nos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental do município, tanto da rede municipal, quanto da rede estadual, participarão do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. 

        Todas as escolas receberam kits de educação ambiental, distribuídos pelo inpEV, e contarão ainda, com recursos pedagógicos digitais, como cards e games, que poderão ser usados para desenvolver as atividades de forma remota. O conteúdo trabalhado com os alunos será o conceito de Economia Circular com foco na responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos. 

        Além disso, os professores passarão por um curso de formação a distância, ofertado no site do inpEV, sobre o tema da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos, com conteúdo conceituais e práticos baseados no kit PEA para serem aplicados nas escolas.

        O programa irá conscientizar tanto alunos, como também professores, sobre a temática dos resíduos sólidos, levando-os a perceber o impacto causado pela geração e descarte não responsável de resíduos e a refletir sobre a ação individual e a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos, incentivando a produção e o consumo consciente para um futuro sustentável. 

        Esse programa, como iniciativa de Educação Ambiental, irá contribuir com o processo de implantação do aterro sanitário em Itiquira, a partir da conscientização e construção de uma nova maneira de pensar a respeito dos resíduos sólidos, estimulando uma conduta consciente na população do município, começando por estudantes e professores. 

       As atividades do programa serão desenvolvidas com os alunos pelos professores de 4° e 5° ano do município, das redes municipal e estadual, a partir do material distribuído pelo inpEV. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente acompanhará todo o desenvolvimento do programa, assim como seus resultados, e apoiará as escolas e professores naquilo que for necessário para a plena execução do programa.