Notícias e Informativos

O Município de Itiquira realizou na sexta feira 08 de abril, Audiência Pública para apresentação dos estudos técnicos do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), trabalho técnico realizado pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), tendo à frente dos estudos o Professor Domingos Sávio Barbosa, que busca dados e informações sobre o perfil da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados no município. É fundamental entender a situação atual do município quanto aos resíduos gerados, sua origem, volume, formas de transporte e destinação final, de forma a compreender a demanda e projetar melhorias ou continuidade das ações para o horizonte temporal do plano.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) contempla a problemática dos diversos tipos de resíduos gerados no município de Itiquira. O estudo segue as diretrizes do Termo de Referência da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), o qual pontua aspectos que atendem à Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), integrado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através da equipe técnica contratada, em conjunto com o Comitê Participativo, realizou na sexta-feira (08/04) Audiência pública e compartilhamento de informações. A equipe técnica apresentou os dados coletados no estudo, caracterizando a geração e gerenciamento dos resíduos no município, além de discutir as informações de novas estratégias de tratamento e redução dos resíduos gerados em todo o território do município.