Secretaria de Agricultura desenvolve programa de silagem

• Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIQUIRA
  • Publicado em: 22/03/2021
  • Assunto: Agricultura

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Empaer, vem realizando um grande trabalho de apoio aos pequenos agricultores/pecuaristas, com o programa de silagem que visa respaldar/consolidar a produção leiteira no Município. Os pequenos e médios produtores estão recebendo além do apoio técnico através das visitas dos técnicos e agrônomo (a), bem como; manejo e toda preparação do solo através da gradagem e orientação de plantio e adubação de maneira correta, para o cultivo do milho e posterior colheita para o silagem.
Atualmente cerca de 35 famílias de produtores estão sendo beneficiadas anualmente pelo programa, e acompanhados pela equipe técnica da Secretaria com apoio da EMPAER. Foram cerca de 90 hectares cultivadas, com média de produção em 30 toneladas por hectare, com custo médio de produção em torno de 2100 reais por hectare, e custo final de 70 reais por tonelada, custo esse infinitamente inferior aos praticados no mercado. E com isso tem garantido não apenas a manutenção no campo, como tem melhorado sua renda e consequentemente sua qualidade de vida.
O Secretário municipal de Agricultura fez questão de enfatizar a importância do programa para assegurar ao pequeno produtor mais segurança e rentabilidade na atividade leiteira, e enalteceu a parceria com a Empaer, que é imprescindível no assessoramento técnico para o sucesso do programa. Destacou o empenho da equipe da secretaria que se desdobram para oferecer o melhor atendimento possível aos nossos pequenos produtores.