O Serviço Militar é obrigatório, surgiu no Brasil, quando o sistema administrativo era o de Capitanias Hereditárias e o BRASIL precisava se defender contra os inimigos estrangeiros e indios rebeldes. Assim, em 09 de setembro de 1542, na Câmara de São Vicente, foi promulgado um “Termo”, organizando uma milícia formada por colonos e índios. Daí em diante o BRASIL, teve de se defender de inimigos invasores em várias oportunidades, criou-se assim, aos poucos, o “SERVIÇO OBRIGATORIO DE ALISTAMENTO MILITAR”, como ato de civismo e Amor à Pátria.
Em decorrência de muitas necessidades que o BRASIL passou, promulgações e leis foram mudadas e hoje o ALISTAMENTO MILITAR JÁ É ONLINE.
O responsável pela JUNTA DE SERVIÇO MILITAR, nos Municípios é sempre o Prefeito Municipal juntamente com o Secretário(a).
Se o cidadão tiver condições já pode fazer seu próprio ALISTAMENTO, é só entrar no site: www.alistamento.eb.mil.br imprimir seu documento e sua multa, se estiver fora do praso. Ler atentamente o impresso e verificar a data em que deve se apresentar na JUNTA MILITAR munido de uma foto 3×4, para adquirir seu CDI ( CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO).
Acaso o cidadão tiver dúvidas quanto a, como realizar seu ALISTAMENTO, compareça a JUNTA DE SERVIÇO MILITAR de sua Cidade para fazer o procedimento de alistamento com as pessoas encarregadas.
É necessário alertar que seu ALISTAMENTO sem multa, deve ocorrer até 30 de junho do ano em curso, a partir daí será cobrado multa por atrazo.