Prefeitura de Itiquira Realiza Ação de Intensificação e Mutirão no Combate à Dengue

01

A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo.

O Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue no ano passado, com 782 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde, um aumento de 488% em relação a 2018.

O município de Itiquira apresentou em 2019 200 casos de dengue e nos primeiros dias desse ano já foram notificados quase 100 casos.

Diante do cenário a secretaria municipal de saúde em parceria com a secretaria municipal de infraestrutura e obras iniciou uma ação de mutirão de limpeza com notificações e aplicação de multa para aqueles que não tiverem seus terrenos e quintais dentro dos padrões sanitários previstos no código municipal de obras e posturas.

A ação que teve início no último dia 6 no bairro Santo Antônio e nas avenidas 13 de Maio e Liberdade buscou conscientizar os munícipes e promover a higienização dos imóveis e terrenos baldios.

No último LIRAa – Levantamento Rápido de índices do Aedes Aegypti realizado neste mês de janeiro 2020, os focos com larvas do mosquito transmissor da Dengue Zika e Chikungunia foram encontrados na maiorias dos locais em residências.

A luta contra Dengue e de toda população e manter as casas, quintais e terrenos limpos e livre de focos são obrigações de cada cidadão.