CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Grupo Bebê Saúde

002

No dia 14 de outubro de 2019, foi criado o Grupo Bebê Saúde de estimulação precoce que acontece semanalmente na Unidade de Saúde Holmes Lins no Município de Itiquira-MT. Uma iniciativa do enfermeiro Ueverton Camargo e a da Fisioterapeuta do NASF-AB Tayna Furtado. Na concepção dos idealizadores o trabalho vem ao encontro de uma necessidade de se investir em promoção de saúde materno-infantil, visto que os bebês nascem com um grande potencial e que cabe aos pais fazer com que este potencial se desenvolva ao máximo de forma adequada, positiva e divertida.

O estímulo precoce, como o próprio nome já diz, tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios, técnicas, atividades, e de outros recursos, as funções do cérebro do bebê, beneficiando seu lado intelectual, seu físico e sua afetividade. Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa.

O grupo tem a proposta de estimulação precoce que abordará o favorecimento de um pleno desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, além do aumento do vínculo mãe e bebê.

Para Flávio Alexandre, Secretário Municipal de saúde do município, o trabalho desenvolvido nessa unidade vem ao encontro da linha de cuidado que está sendo abordada no Planificasus, que é uma nova forma de se fazer o cuidado a população da Atenção básica e tem como linha inicial de trabalho no município a saúde materno-infantil, sendo esse trabalho uma ação primorosa na busca de proporcionar tratamentos e terapias a população itiquirense.

Até o momento já foram realizadas algumas técnicas, sendo a Shantala a “queridinha” pelas mães onde as mesmas desenvolvem massagens nos bebês, a técnica faz parte da Politica Nacional de Pratica Integrativas e Complementares no Sus e tem entre os benefícios: o estímulo tátil, ação calmante e de relaxamento, fortalecendo o vinculo entre mãe e filho.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.