Escolas municipais aplicaram a segunda etapa da avaliação interna do ensino fundamental

01

Alunos da Rede Municipal de Educação realizaram as provas da segunda etapa da Avaliação Municipal do Ensino Fundamental (AIEF). Participam todos os alunos das turmas dos 2º, 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos, nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história e geografia.
Objetivando diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, ela vem verificando se o educando está conseguindo acompanhar e entender a programação curricular do município, onde os resultados possibilitam a elaboração de estratégias e intervenções pedagógicas com objetivo de sanar as dificuldades, melhorando assim o processo ensino e aprendizagem e consequentemente melhorar a qualidade da educação.

A Avaliação é realizada duas vezes ao ano, em primeira e segunda etapas, com o intuito de aferir o conhecimento dos alunos no início e ao final de cada ano letivo. As questões são elaboradas pelos professores de cada ano/área, onde em seguida os coordenadores pedagógicos e diretores de cada escola, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação selecionam as questões que irão compor as avaliações, de forma que todas as escolas e profissionais contribuam no processo de construção das provas.

A avaliação é uma ferramenta que representa importante avanço na Educação Municipal de Itiquira, por apontar um diagnóstico amplo, com dados concretos em diferentes áreas do conhecimento e alinhado com a realidade local, acontece no espaço da sala de aula, tem mobilizado os docentes para as mudanças qualitativas de suas ações pedagógicas através da reorientação para uma aprendizagem melhor.