Alunos de Itiquira fazem bonito na fase presencial da V OGB realizada na Unicamp em Campinas

74394226_1657292671089569_2299919867060420608_n

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro a Unicamp recebeu pela primeira vez 54 equipes de ensino médio selecionadas para a fase presencial da V Olimpíada Brasileira de Geografia (OGB) e da III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Cada equipe foi formada por 3 alunos e 1 professor. Há duas equipes de cada estado do Brasil e uma das 2 equipes que representaram Matogrosso teve a participação de alunos e professora de Itiquira. Obrigatoriamente, pelo menos uma dessas duas equipes de cada Estado brasileiro veio de escola pública.
Os alunos fizeram provas individuais e por equipe. No período da manhã ocorreram as provas individuais e no período da tarde, as por equipe. De acordo com o docente Roberto Greco, que integra a comissão organizadora, os alunos passaram por 3 fases on line e agora tiveram a fase presencial no Instituto de Geociências da Unicamp. Entre os alunos melhores ranqueados em Geografia, serão selecionados os integrantes da equipe brasileira que competirá na Olimpíada Internacional em 2020 na Turquia. A de 2019 ocorreu em Hong Kong.
Essa é a primeira vez que a Olimpíada ocorre na Unicamp. A primeira edição ocorreu em 2015 e, assim como na edição seguinte, não teve fase presencial. Nos últimos dois anos, a fase ocorreu em Brasília.
O destaque para Matogrosso, foram os Alunos Eloá, Fagner e José Guilherme do Colégio Dom Aquino Correa que com a orientação da Professora Marcilene conquistaram (3) três medalhas de bronze para Matogrosso, sendo (1) uma com Fagner e (2) duas com a aluna Eloá.
Os alunos de Itiquira que participaram da olimpíada em Campinas-SP pela equipe “VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS”, foram pessoalmente na presença da professora Marcilene agradecer ao Prefeito Humberto Bortolini (Betão) que cedeu todo apoio possível para que os alunos pudessem ir disputar essa importante olimpíada para o Brasil e principalmente para Matogrosso. Na ocasião a recepção contou com o auxílio do Secretário Chefe de Gabinete Dr. André Correia.