Itiquira e Ouro Branco receberá mais de 10 km de asfalto feitos com recursos próprios

74224153_1634764403342396_5552502989777797120_n

O governo municipal de Itiquira, através do prefeito Humberto Bortolini (Betão) realizou uma reunião na tarde dessa segunda-feira (14/10), com o Secretário de Infraestrutura Agnaldo Furtado, com o Sr. Valdecir Santos e Jesuíno batista representante da ONG (3) três, pastor Lúcio morador do Jardim Planalto e Alfredo campos representando os moradores do sol nascente para tratar sobre a pavimentação asfáltica a ser realizada em Itiquira e em Ouro Branco do Sul nos trechos descritos nos mapas anexados a essa matéria. A reunião ocorreu no gabinete do Prefeito.
Conforme o prefeito, a reunião teve como objetivo apresentar o projeto de asfaltamento tão almejado pela população e que agora é uma realidade. “Conversamos com alguns líderes comunitários para que todas as famílias moradoras das ruas que receberão o asfalto, para que se preparem para possíveis transtornos que ocorrerão por conta de que em alguns casos serão feitas perfurações no centro das ruas para a colocação de manilhas, máquinas em transito o tempo todo além do uso do rolo compactador que causa um desconforto aos moradores, mas sabemos que isso tudo é preciso para que se possa oferecer melhor qualidade de vida a essas pessoas que há tempo pedem por essas obras”, ressalta o Prefeito.

O prefeito anunciou também que a obra será concretizada com recursos próprios do município, no valor aproximado de R$ 4 milhões de reais, com drenagem, implantação da rede de esgoto, guias (meio fio) e pavimentação asfáltica, vale lembrar que o Município adquiriu recentemente o maquinário completo para a fabricação de manilhas.

“Nesta obra teremos 95% de recursos próprios e 5% de recursos federais, num todo será toda a obra de pavimentação asfáltica oriundas de recursos próprios, recursos economizados, a partir de uma gestão feita em cima da seriedade na gestão dos recursos públicos, isso me deixa feliz, em poder anunciar, pois sabemos que além do desenvolvimento que vamos trazer para o município, nosso comércio, nossa prestação de serviço, também estaremos proporcionando melhor qualidade de vida a todos os moradores das ruas que serão beneficiadas com o projeto, bem como, dando melhores condições de logística e mais saúde a essa gente”, aponta Agnaldo Furtado, Secretário de Infraestrutura.

Segundo a engenheira civil do município Janaina B. Rodrigues, toda a malha asfaltada tanto em Itiquira quanto em Ouro Branco do Sul, receberá a colocação de guias (meio fio) para proteger a pavimentação e isso irá evitar qualquer erosão lateral que possa surgir após a conclusão da obra, principalmente em período chuvoso. ” Com grande satisfação essa servidora eng. JANAINA, vem transmitir a sociedade Itiquirense uma relação de benfeitorias de Infraestrutura que iremos desenvolver no município de Itiquira. Somos sabedores da grande necessidade do município possuir uma infraestrutura básica, bem feita e bem elaborada, seguindo este pensamento verificamos a necessidade da execução de obras de pavimentação asfáltica em todas as vias não pavimentadas do município, bem como uma estruturação e ampliação da rede de drenagem em certos pontos cruciais tornando o escoamento de águas de chuva mais uniforme e diminuindo seus efeitos negativos. Destacamos ainda que iremos executar em um bairro carente do nosso Município (Jardim Planalto), além da pavimentação asfáltica, um sistema de esgotamento sanitário trazendo para esta população uma grande melhoria de vida.” DESTACA A ENG.

O asfaltamento integral das ruas grifadas nos mapas que seguem em anexo a essa matéria, deverão ter seu início ainda esse ano e serão todas realizadas com recursos próprios. As obras serão executadas pela SINFRA “Secretaria de Infraestrutura” o Município deverá lançar em breve o edital de licitação apenas para a compra da matéria prima, absorvendo consideravelmente os custos da obra, uma vez que todo o maquinário e a mão de obra será do Município.
Prefeitura de Itiquira informa ainda que serão etapas diferentes, onde algumas ruas receberão obras de drenagens, esgoto e outras apenas asfalto. Os R$ 4 milhões de reais serão distribuídos para a conclusão de mais de 10 km de asfalto sendo aproximadamente 7 km de drenagem e mais de 2 km de obras de esgoto onde mais de 35 ruas receberão a melhoria.