Projeto “Dia do Estudante”, valorizando e conscientizando nossos educandos”

01

O “Dia do Estudante” é comemorado no dia 11 de agosto, e não poderíamos deixar de solenizar esta data tão importante para a Educação Municipal, pois os estudantes são o sentido de todo nosso trabalho. Para dar ênfase  à  importância do Estudante, as Unidades de Ensino executam  o Projeto “Semana do Estudante”, o qual vem sendo trabalhado na rede municipal de Educação desde o ano de 2015, com o objetivo de motivar os alunos a se dedicarem aos estudos como um dos princípios de um futuro melhor.

Em cada ano escolhemos um tema relevante para reflexão, em seguida há produção de desenhos (1º aos 3º anos) e textos (4º aos 9º anos) e como incentivo, as melhores produções, recebem um passeio coletivo.

As comemorações e atividades alusivas ao “Dia do Estudante”  tem por objetivo chamar a atenção dos educandos e educadores para a importância de ser estudante e de se valorizar este dia no qual lembramos a profissão de estudar e de buscar um futuro melhor, para tal as Escola têm desenvolvido além do Projeto, várias atividades lúdicas educativas que ressaltam a importância do “ser estudante”, conscientizando e oportunizando momentos para que os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, sintam-se  motivados para a dedicação aos estudos.

Para o ano de 2019, com apoio e aceitação dos professores da Rede Municipal,  aderimos à sugestão do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Onde em 2018 foi lançado o projeto “Prevenção começa na Escola”, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes sobre questões relacionadas a violência, abuso sexual, bullying, racismo, entre outras práticas comuns no ambiente escolar.

As questões relacionadas aos temas mencionados pelo Ministério Público têm sido preocupação constante de gestores e professores.  Baseados nesta proposta de que a “Prevenção começa na Escola”, a intenção é que os alunos trabalhem o tema “Atitudes de Respeito! Promovem um mundo melhor”, com o intuito de fortalecimento das atitudes positivas e respeitosas no âmbito escolar.

As atividades relacionadas ao “Dia do Estudante”, não param por aí, baseados na premissa de que a “Prevenção começa na Escola”, por meio da iniciativa da Professora Josélia Nogueira Siqueira o Município viabilizou condições para que o alunado do 6º ao 9º ano de todas as Unidades Escolares participassem da palestra “Prevenção Começa na Escola: Transformações, dúvidas, tristezas e alegrias fazem parte da vida”, com a Psicóloga Luciene Magalhães.

A palestra foi muito produtiva, pois abordou temas voltados para as transformações na adolescência, enfatizou a importância da dedicação aos estudos para uma vida melhor, valorização da família, aceitação e auto estima.

Vários professores têm desenvolvido projetos com excelentes reflexões e seguem no decorrer do ano letivo, pois a preocupação com os alunos faz parte do planejamento dos professores e gestores.

Ainda teremos muitas atividades até o final do mês de agosto e para o desenvolvimento do projeto proposto pelo Ministério Público, “Prevenção Começa na Escola”,  nos dias 29 e 30, receberemos no Município apresentação de espetáculo teatral “Inocentes Pétalas Roubadas”, com objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes sobre questões relacionadas a prevenção.