Avaliação do Ensino Fundamental AIEF – Produção Textual

WhatsApp Image 2019-07-11 at 17.56.20 (1)

Nesta quarta-feira, dia 10, a rede municipal de educação realizou a 1ª etapa da avaliação do Ensino Fundamental AIEF – Produção textual com os alunos dos 5ºs e 8ºs anos do ensino fundamental.

As propostas de gêneros, cobrados na avaliação, foram estudadas em sala de aula no decorrer do primeiro e segundo bimestres.

Os diferentes gêneros textuais fazem parte da proposta curricular do município, objetivando enriquecer o desempenho linguístico do aluno, por meio do contato com diferentes gêneros e tipos textuais; e aprender como se desenvolve a competência textual.

Para os 5º anos a proposta foi que o aluno elaborasse um Estatuto sobre os cuidados que todos devem ter com as abelhas, neste contexto foi trabalhado o gênero textual: declaração. Aos 8º anos a proposta foi que o aluno escrevesse um artigo de opinião, onde foi estudado o gênero textual: artigo de opinião e argumento.

Esse tipo de avaliação é voltado para o exercício de escrita criativa. Tem por finalidade mostrar como geralmente são feitas as produções de texto na escola, quais são as maiores dificuldades com relação à escrita de bons textos e principalmente, qual o papel do professor na aplicação e correção de propostas de texto em sala de aula.