Prefeitura de Itiquira realizou mutirão de cirurgias ginecológicas

WhatsApp Image 2019-06-22 at 11.43.18 (1)Resultado

A Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (2) o mutirão, com 10 cirurgias ginecológicas no Hospital Municipal Osnir Bortolini.

O objetivo é garantir o atendimento de mulheres residentes no município com a realização de procedimentos simples, sem a necessidade de remoção para unidades de alta complexidade em outras regiões.

As cirurgias ginecológicas, oferecidas gratuitamente na rede de saúde municipal, representam um avanço da gestão de saúde, sendo que somente em 2019, já foram realizadas 30 cirurgias, todas com recursos próprios e sem a necessidade de deslocamento do paciente à outra cidade.

Segundo o secretário de saúde, Flávio Alexandre dos Santos, a realização destes procedimentos dentro do município garante benefícios à saúde preventiva, além de promover resultados positivos quando se trata de investimentos para saúde, o que poderá diminuir gastos com translado de pacientes, investindo em outros setores da rede.

“Era muito desgastante e demorado para se realizar as cirurgias, pois era necessário encaminhar uma paciente para outra região e dependíamos da demanda e disponibilidade, então resolvemos preparar nosso hospital e, contratar a equipe médica cirúrgica, que além de maior rapidez, traz mais comodidade ao paciente”, destacou o secretário.

Ele garante ainda que o acompanhamento posterior de pacientes que realizam o procedimento é feito no próprio hospital e chamou atenção de mulheres para a realização de exames ginecológicos preventivos. “As pacientes vão ser acompanhadas, farão o retorno já com os resultados do procedimento. Porém, é importante que as mulheres não deixem de fazer a consulta ginecológica pelo menos uma vez ao ano, a população tem acesso a esses exames no município então não deve deixar de fazer”, lembrou.