Escolas Municipais realizam atividades direcionadas a preservação do Meio Ambiente

WhatsApp Image 2019-06-24 at 14.38.17Resultado

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O dia 5 foi escolhido por coincidir com a data da realização dessa conferência e a data representa um marco decisivo para o surgimento de políticas que direcionaram a atenção das nações para as questões ambientais.

As atividades desenvolvidas pelas Unidades Escolares foram: Na EMEB Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, onde a Professora Crisnaiara Cândido desenvolveu o Projeto Meio Ambiente com os alunos dos 6º ao 9º anos com várias atividades dentre elas: Palestra de conscientização sobre o Meio Ambiente, plantio de mudas, caminhada ecológica, gincanas, entre outros.

Na EMEB Anfilófio de Souza Campos, a Professora Márcia Janjacomo com a turma do 5º ano fizeram um passeio nos arredores da escola, em seguida foi realizada uma roda de conversa sobre o que viram de certo ou errado sobre o meio ambiente, depois foi trabalhado a forma que poderiam ajudar e/ou modificar e quais atitudes tomar em relação ao meio ambiente e para encerrar os alunos produziram desenhos do que foi aprendido por eles, a prof Cristiane Oliveira trabalhou sobre o meio ambiente com os alunos do 8º ano A e levou-os para um passeio na Estação de Tratamento de Água Aydee Severina Barbosa – ETA, as professoras Claudia Venzel e Dione Rech com os alunos das turmas dos 3º e 1º anos fizeram uma visita no Viveiro Municipal;

Na EMEB São João Batista, o Coordenador Elismar R. da Silva envolveu todas as turmas onde foi realizada atividades de conscientização com os alunos, confecção de cartazes, revitalização do jardim e plantio;

Na EMEB Francisco Andrea Marchett, as professoras Legiane B. dos Santos e Alexandra Aline P. da Silva com as turmas do 4º e 5º anos realizaram atividades de conscientização, trabalharam com materiais recicláveis, lixo e gincana.

E ainda em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura os alunos dos 5º e 9º anos das EMEB Anfilófio de Souza Campos e José Rodrigues da Silva realizaram o plantio de mudas na Praça Frei Liberato Keterrer.

Nos dias atuais já é possível entender que ela traz em si a demanda da participação social, da democratização na gestão dos problemas socioambientais. Nessa perspectiva a Educação Ambiental não quer ditar regras e sim refletir sobre nossas ações no mundo, afim de que possamos contribuir no enfrentamento da crise socioambiental em que vivemos, trazendo dessa forma, a intencionalidade de intervir na realidade, transformando-a.