“Todo dia é dia de EDUCAÇÃO” lembrou compromisso da Educação Básica no Brasil

WhatsApp Image 2019-05-02 at 10.28.52 (1)

O dia da Educação, foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, no Ano de 2000. Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Muitas pessoas associam a palavra “educação” com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

A Secretaria de Educação, afirma que todo dia é dia da “Educação”, mas em alusão ao dia 28 de abril, na segunda-feira as escolas, sempre compromissadas com seus ideais, trabalharam com os alunos desde atividades cívicas a produção de texto sobre a importância e valorização da Educação na vida de todo cidadão.

O acesso a educação de qualidade é um dos direitos básicos de todo ser humano, e nessa perspectiva é que a administração tem trabalhado para alcançar o principal objetivo de todos os envolvidos na educação, que é a aprendizagem de nossos alunos, pois a educação promove o processo de transformação e qualidade de vida. Dentro das possibilidades financeiras do município buca-se a vlorização dos profissionais, garantia de atualização profissional, melhorias na infraestrutura, apoio no desenvolvimento dos projetos seja da Secretaria ou das escolas  visando assim a qualidade da aprendizagem.

Promover “Educação” não é fácil, pois a educação no Brasil enfrenta muitos obstáculos e desafios, todos os envolvidos na educação precisam desempenhar sua parte para o êxito do conjunto. Todas as pessoas devem se sentir corresponsáveis pela qualidade da educação, os gestores promovendo a administração dentro dos princípios legais, os profissionais que desempenham suas funções com a devida competência, a família que cumpre sua responsabilidade na formação da criança e o aluno desempanhando seu papel de protagonista na qualidade da aprendizagem através do respeito aos professores e  disciplina no desempenho das atividades.

O sucesso da “Educação” ocorre no coletivo, desta forma a Secretaria de Educação agradece a todos, que todos os dias do ano, se esforçam para construir uma educação de qualidade e consequentemente um mundo melhor.