Família na Escola – juntos construímos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes

IMG-20190515-WA0043

Na semana de 13 a 17 de maio a Rede Municipal de Educação, realiza diversas atividades que enfatizam a importância da presença da família na vida escolar dos alunos.

Um dos objetivos da “Semana da Família na Escola” é aproximar as famílias do processo de ensino e aprendizagem, pois há múltiplas informações que tanto a escola como a família trocam, propiciando o desenvolvimento saudável dos filhos/alunos.

Entretando, mesmo tendo objetivos em comum, cada um deve fazer sua parte para que se tenha o sucesso almejado, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. A  família contribui muito com a escola e a aprendizagem plena, dialogando com seus filhos sobre os conteúdos abordados na escola, responsabilidade para com as atividades de casa, rotina de estudo, respeito aos professores e colegas, a importância da disciplina em sala para a qualidade das aulas, comunicação sobre a participação nas reuniões da escola. Cabe a escola acolher os pais/responsáveis, esclarecer aos pais sobre o desempenho do aluno orientando em situações que os pais venham a necessitar da ajuda da escola, propiciar a boa administração dos ambientes e materiais para alunos e professores, motivar o aluno a ser protagonista do processo educativo.

A ligação permanente da Escola e a Família, propicia ao aluno segurança na aprendizagem, na busca pela formação de cidadãos participativos e ativos, preparando-os para enfrentar a complexidade de situações que surgem na vida e sociedade.

O processo de aprendizagem não pode mais ser reservado a escola ou sala de aula, bem como a participação da família exclusiva ao ambiente do lar. A interação entre as duas partes é fundamental, se completam e promovem o desenvolvimento das crianças e adolescentes, já que a plena formação não ocorre de forma isolada. O Objetivo da união entre Família e Escola é oferecer a criança/adolescente as melhores condições de desenvolvimento e aprendizagem.

A participação da Família na vida escolar da criança/adolescente, demonstra a eles amor, valorização, que o estudo e o conhecimento são prioridades. É importante demonstrar aos filhos suas conquistas, pois muitas vezes é enfatizado mais aquilo que não está dando certo, deixando de valorizar a dedicação, o esforço e os ganhos. O reconhecimento e correção das falhas é importante, mas também o elogio é um importante incentivo para o desenvolvimento do aluno.

Cada Unidade Escolar da Rede Municipal conta com programação específica, é fundamental a Família acompanhar e participar das atividades e ações promovidas pela escola de seu filho. O objetivo do desenvolvimento das ações, especificamente nesta semana, é para enfatizar a importância da presença da Família na escola, mas o ano todo a participação se faz necessária para que possamos juntos vencer os desafios e conquistar assim uma aprendizagem de qualidade.

Participe, a escola espera pelos pais/responsáveis com muita alegria e respeito, nossas crianças merecem nossa atenção e cuidado!