Alunos da Rede Municipal participam da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas/2019

OBMEP

Nesta terça-feira, 21 de maio os alunos da Rede Municipal de Educação, realizaram as provas da 1ª fase da OBMEP.

Lidamos com a matemática diariamente, com uma regra de três calculamos uma porcentagem,  na compra do supermercado, no troco, nas economias e nos desafios escolares para quebrar o tabu da dificuldade. Trabalhar a matemática é fundamental para a vida escolar, profissional e pessoal de todo ser humano, por isso as Escolas Municipais não poderiam deixar de participar deste importante projeto de matemática.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada. Em Itiquira alunos participantes foram premiados na etapa nacional.

Boa sorte aos alunos e professores e que o objetivo principal seja a aprendizagem.