CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Alunos da Rede Municipal de Educação realizam Avaliação Municipal do Ensino Fundamental

IMG-20190530-WA0031

Nos dias 28 e 29 de maio os alunos da rede municipal de ensino realizaram a Avaliação Interna do Ensino Fundamental – AIEF, onde toda rede estava mobilizada a realizar esta importante ação, a qual envolve toda comunidade escolar. A gestão municipal que organiza todo processo, os professores que elaboram as questões e aplicam a avaliação, alunos com a responsabilidade de serem protagonistas ativos do processo de aprendizagem e os pais/responsáveis com o dever e a responsabilidade de acompanhar a vida escolar de seus filhos e motivá-los a participarem ativa e diariamente.

A Secretaria Municipal de Educação se empenha para continuar realizando a Avaliação, pois em qualquer situação para chegar onde almejamos, precisamos saber onde estamos, ou seja realizamos a avaliação para diagnosticar os pontos fortes e fracos da aprendizagem de acordo com a disciplina/ano dos participantes. O Ministério da Educação realiza também as avaliações externas, mas estas acontecem a cada 2 anos e são aplicadas nos 5º anos e 9º anos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, neste ano a expectativa também é para a avaliação do 2º ano. Buscando alcançar melhor qualidade da aprendizagem é que realizamos a AIEF, a qual traz a realidade do município e ainda podemos corrigir as falhas a tempo de solucionar possíveis dificuldades do aluno e também da prática do professor. Inclusive outros municípios entraram em contato com a Secretaria de Educação buscando informações de como é realizada a AIEF em Itiquira,  para implantação em outros municípios.

A Avaliação Interna do Ensino Fundamental tem o propósito de avaliar a aprendizagem dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, possibilitando o diagnóstico das dificuldades e o direcionamento das intervenções pedagógicas, visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. É aplicada no 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, 6º Ano, 8º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental, nas áreas de Matemática, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagem.

A Avaliação Interna do Ensino Fundamental é aplicada em duas etapas, onde a primeira etapa foi aplicada no mês de maio e  a segunda etapa será aplicada no mês de novembro, do ano letivo em curso.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.