Alunos da Rede Municipal de Educação realizam Avaliação Municipal do Ensino Fundamental

IMG-20190530-WA0031

Nos dias 28 e 29 de maio os alunos da rede municipal de ensino realizaram a Avaliação Interna do Ensino Fundamental – AIEF, onde toda rede estava mobilizada a realizar esta importante ação, a qual envolve toda comunidade escolar. A gestão municipal que organiza todo processo, os professores que elaboram as questões e aplicam a avaliação, alunos com a responsabilidade de serem protagonistas ativos do processo de aprendizagem e os pais/responsáveis com o dever e a responsabilidade de acompanhar a vida escolar de seus filhos e motivá-los a participarem ativa e diariamente.

A Secretaria Municipal de Educação se empenha para continuar realizando a Avaliação, pois em qualquer situação para chegar onde almejamos, precisamos saber onde estamos, ou seja realizamos a avaliação para diagnosticar os pontos fortes e fracos da aprendizagem de acordo com a disciplina/ano dos participantes. O Ministério da Educação realiza também as avaliações externas, mas estas acontecem a cada 2 anos e são aplicadas nos 5º anos e 9º anos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, neste ano a expectativa também é para a avaliação do 2º ano. Buscando alcançar melhor qualidade da aprendizagem é que realizamos a AIEF, a qual traz a realidade do município e ainda podemos corrigir as falhas a tempo de solucionar possíveis dificuldades do aluno e também da prática do professor. Inclusive outros municípios entraram em contato com a Secretaria de Educação buscando informações de como é realizada a AIEF em Itiquira,  para implantação em outros municípios.

A Avaliação Interna do Ensino Fundamental tem o propósito de avaliar a aprendizagem dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, possibilitando o diagnóstico das dificuldades e o direcionamento das intervenções pedagógicas, visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. É aplicada no 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano, 6º Ano, 8º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental, nas áreas de Matemática, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagem.

A Avaliação Interna do Ensino Fundamental é aplicada em duas etapas, onde a primeira etapa foi aplicada no mês de maio e  a segunda etapa será aplicada no mês de novembro, do ano letivo em curso.