Prefeitura realiza mais 10 cirurgias vasculares em segunda etapa do Mutirão de Cirurgias

Untitled-1

No último sábado (27), a Prefeitura de Itiquira, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou o segundo mutirão de cirurgias de varizes em pacientes do município. Os procedimentos foram realizados no Hospital Municipal Osnir Bortolini por uma equipe médica contratada com recursos próprios, especialmente para realizar as operações.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, mais 10 pacientes que estavam na fila de espera foram contempladas nesta etapa.

Segundo o secretário Flávio Alexandre dos Santos, a expectativa é reduzir o máximo possível as filas para o procedimento. “Estamos desenvolvendo e planejando ações para que os pacientes que aguardam as cirurgias ao qual podemos fazer através de consórcio ou com recursos diretos, sejam beneficiados o mais rápido possível, não só para varizes como também outros procedimentos menos complexos”, comentou o secretário.

Somente neste ano, foram realizadas 20 cirurgias vasculares, além de cirurgias como Colecistectomia, entre outros. Todos os procedimentos são custeados com recursos do município.

O que é safenectomia?

Em cada perna existe uma veia safena que vai da virilha até o pé (veia safena magna) e outra menor, que vai do joelho ao pé (veia safena parva). A safenectomia consiste na retirada das veias safenas (de um ou de ambos os lados), por meio de um procedimento cirúrgico.

O sistema venoso das pernas no seu todo é composto de veias superficiais e profundas. As veias safenas pertencem ao sistema superficial e se ligam ao sistema profundo através das veias perfurantes. Quando elas são retiradas ou obstruídas, o retorno venoso que cabia a elas passa a ser feito por outros ductos venosos, sem problemas. Afinal, a maior parte do retorno sanguíneo é feito pelas veias profundas.