Itiquira: Mutirão realiza 10 cirurgias vasculares no Hospital Osnir Bortolini

cirurgia-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-768x555

Neste sábado (16), a Prefeitura de Itiquira, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará um mutirão de cirurgias de varizes em pacientes do município. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal Osnir Bortolini por uma equipe médica contratada com recursos próprios, especialmente para realizar as operações.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, as dez pacientes que realizarão a chamada Safenectomia, já estavam cadastradas desde o ano de 2013.

Segundo o secretário Flávio Alexandre dos Santos, a decisão de realizar as cirurgias no município, aconteceu devido a grande dificuldade nos centros de referência através do Estado. “Abrimos licitações para adquirir materiais cirúrgicos e equipar nosso hospital para a realização dos procedimentos, que contarão com equipe médica completa especializada neste tipo de procedimento”, destacou o secretário.

O prefeito Humberto Bortolini, ressaltou mais uma vez o compromisso da administração municipal com a saúde pública. “Investimos em todos os setores desta pasta, e decidimos pelo mutirão, pois é uma forma de realizar o procedimento necessário com economia, visto que atenderemos muito mais pacientes por um valor muito menor do que normalmente se paga por apenas uma cirurgia”, comentou o prefeito.

O que é safenectomia?

Em cada perna existe uma veia safena que vai da virilha até o pé (veia safena magna) e outra menor, que vai do joelho ao pé (veia safena parva). A safenectomia consiste na retirada das veias safenas (de um ou de ambos os lados), por meio de um procedimento cirúrgico.

O sistema venoso das pernas no seu todo é composto de veias superficiais e profundas. As veias safenas pertencem ao sistema superficial e se ligam ao sistema profundo através das veias perfurantes. Quando elas são retiradas ou obstruídas, o retorno venoso que cabia a elas passa a ser feito por outros ductos venosos, sem problemas. Afinal, a maior parte do retorno sanguíneo é feito pelas veias profundas.