Alunos dos 5ºs e 8ºs anos realizam avaliação de Produção Textual

IMG-20181122-WA0614

Nesta quinta feira, dia 22, a rede municipal de educação realizou  a 2ª etapa da avaliação de Produção textual com seus alunos dos 5ºs e 8ºs anos do ensino fundamental.

As propostas de gêneros, cobrados na avaliação, foram estudadas em sala de aula no segundo e terceiro bimestres.

Estudar os diferentes gêneros faz parte da proposta curricular do município, objetivando  enriquecer o desempenho linguístico do aluno, por meio do contato com diferentes gêneros e tipos textuais ; e  aprender como se desenvolve a competência textual.

Para o 5º ano a proposta foi que o aluno criasse  uma história de aventura, na qual ele seria o narrador. Ao  8º ano foi pedido que o aluno escrevesse  uma carta pessoal a um amigo, amiga ou familiar que, supostamente, estivesse distante da sua cidade, de modo que não existisse, no momento, outra forma de comunicação a não ser uma carta. O desafio foi fazer de conta que sistemas de comunicação, como redes sociais, por exemplo, não existissem.

Esse tipo de avaliação é voltado para o exercício de escrita criativa. Tem por finalidade mostrar como geralmente são feitas as produções de texto na escola, quais são as maiores dificuldades com relação à escrita de bons textos e principalmente, qual o papel do professor na aplicação e correção de propostas de texto em sala de aula.

Para a secretaria de educação, Jane Gobbi, “é através dos gêneros textuais que a comunicação se constrói no nosso dia a dia. A partir do momento em que aprendemos as diferentes exigências da fala e da escrita e as adequamos a diferentes gêneros, é que  realmente poderemos compreender  qual a função de cada um deles na sociedade. Mais que isso, eles nos possibilitam conhecimentos específicos de mundo”, destacou ela.