CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Alunos dos 5ºs e 8ºs anos realizam avaliação de Produção Textual

IMG-20181122-WA0614

Nesta quinta feira, dia 22, a rede municipal de educação realizou  a 2ª etapa da avaliação de Produção textual com seus alunos dos 5ºs e 8ºs anos do ensino fundamental.

As propostas de gêneros, cobrados na avaliação, foram estudadas em sala de aula no segundo e terceiro bimestres.

Estudar os diferentes gêneros faz parte da proposta curricular do município, objetivando  enriquecer o desempenho linguístico do aluno, por meio do contato com diferentes gêneros e tipos textuais ; e  aprender como se desenvolve a competência textual.

Para o 5º ano a proposta foi que o aluno criasse  uma história de aventura, na qual ele seria o narrador. Ao  8º ano foi pedido que o aluno escrevesse  uma carta pessoal a um amigo, amiga ou familiar que, supostamente, estivesse distante da sua cidade, de modo que não existisse, no momento, outra forma de comunicação a não ser uma carta. O desafio foi fazer de conta que sistemas de comunicação, como redes sociais, por exemplo, não existissem.

Esse tipo de avaliação é voltado para o exercício de escrita criativa. Tem por finalidade mostrar como geralmente são feitas as produções de texto na escola, quais são as maiores dificuldades com relação à escrita de bons textos e principalmente, qual o papel do professor na aplicação e correção de propostas de texto em sala de aula.

Para a secretaria de educação, Jane Gobbi, “é através dos gêneros textuais que a comunicação se constrói no nosso dia a dia. A partir do momento em que aprendemos as diferentes exigências da fala e da escrita e as adequamos a diferentes gêneros, é que  realmente poderemos compreender  qual a função de cada um deles na sociedade. Mais que isso, eles nos possibilitam conhecimentos específicos de mundo”, destacou ela.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.