Evento do Outubro Rosa ofereceu exames e orientações às mulheres de Itiquira

ITI_7186ResultadoResultado

A Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no sábado (20) o evento em alusão à “Campanha Outubro Rosa”.

Dezenas de mulheres estiveram presentes e realizaram exames, como preventivo, aferição de pressão arterial, agendamentos de mamografia, entre outros.

Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, também orientaram as participantes quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama e do Colo Uterino. Durante a “Roda de Conversa”, as mulheres presentes puderam tirar dúvidas com o médico da UBS Holmmes Lins, Dr. Thyesco Souza Benevides, o enfermeiro Ueverton Camargo e a psicóloga Camila Silveira  Fragerri.

Ainda houve a participação da gerente de loja Rose, que contou seu depoimento e como pode vencer a doença. Ainda houve apresentação de Zumba e sorteio de brindes.

Para o secretário de saúde, Flávio Alexandre dos Santos, o evento superou as expectativas da equipe. “Ficamos felizes pela grande participação das mulheres, pois neste mês intensificamos as ações de conscientização quanto à prevenção do câncer, pois sabemos que quanto mais cedo se descobre a doença, mais chance de cura esse paciente terá”, destacou Flávio.

O prefeito Humberto Bortolini, lembrou das ações da prefeitura na área da saúde do município. “Todos sabem que nossa gestão prioriza toda nossa população e não apenas um grupo, como faziam em outras administrações. E é por isso, que temos hoje, uma saúde elogiada até por gestores e profissionais de grandes municípios do nosso Estado, durante os eventos e reuniões que participamos”, pontuou o prefeito.

Ele ainda destacou que os investimentos continuarão sendo aplicados de forma correta. “Estamos aplicando na saúde e educação, muito mais do que já é obrigação estabelecida por lei, pois queremos oferecer um serviço de qualidade para todos, e é assim, que conseguimos equipar nossos hospitais, construir e equipar novas unidades de saúde, realizar cirurgias e exames para quem estava há anos aguardando, e ainda montamos uma frota de veículos na área da saúde que nunca antes existiu em Itiquira, e os últimos adquiridos foram duas Fiat Toro e um Renault Kwid que vão garantir o transporte de nossas equipes e pacientes com segurança e conforto”, finalizou Betão.

As ações do Outubro Rosa continuam nesta semana. Na terça-feira (23), a Unidade Básica de Saúde Elísio de Souza Brito, atenderá em horário especial até as 20h, para que as mulheres que trabalham ou não tem disponibilidade de tempo durante o dia. Também na terça-feira, uma equipe da Unidade Básica de Saúde Holmmes Lins, do Poxoréu, atenderá no Assentamento Santa Ana, na zona rural de Itiquira.