Estudantes de Itiquira participam das Olimpiadas de Geografia em Brasília

44404754_275436979753610_1627136961246396416_nResultado

Os alunos Eloá Ribeiro Rodrigues, Laisa Cristina Fleiria dos Santos e Vitor Henrique Tunes de Freitas Lins, do 9º Ano da Escola Municipal Anfilófio de Souza Campos, participaram no último fim de semana em Brasília (DF), da 4ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e 2ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). Eles foram acompanhados pela professora de Geografia Marcilene de Souza Barros Rangel. Os estudantes são os únicos representantes de Mato Grosso na competição.

A professora explica que a olimpíada é anual e que as três primeiras etapas ocorreram on-line, em todos os estados do Brasil. A equipe que se classificou em 1º lugar na fase estadual e representa o Estado na etapa nacional. A melhor equipe da fase nacional participará da fase internacional.

A olimpíada tem, entre outros objetivos, despertar nos jovens estudantes o interesse pela Geografia e pelas Ciências da Terra, estimulando-os a pesquisar e questionar sua curiosidade científica, criando um ambiente propício para o seu crescimento intelectual e emocional, e contribuindo para a melhoria educacional em todo o País.

Outra importante finalidade é promover o aprimoramento do ensino de Geografia e de Ciências da Terra em todas as escolas brasileiras, incentivando professores a inovar suas metodologias de ensino e aprendizagem, visando atender ao crescente interesse dos estudantes, à aplicação do conhecimento para o exercício da cidadania e aos desafios da sociedade moderna.

Para a secretária de educação, Jane Gobbi, os excelentes resultados são fruto do esforço coletivo de todos em prol de uma educação de qualidade. “Através dos investimentos na educação de Itiquira, do engajamento dos gestores, da disposição dos professores e o interesse dos alunos. Não poderia deixar de citar também, que temos hoje um sistema educacional usado na maioria das escolas particulares, disponibilizado na rede pública do município, da Educação Infantil ao Ensino fundamental. Esta oportunidade nos proporciona vantagens que vão desde todos os alunos utilizarem o seu livro,  formação continuada dos professores,  acesso ao portal com uma gama de conteúdos e atividades  alinhadas às principais avaliações nacionais. Junto com estes investimentos e o apoio do prefeito em todas as ações,  caminham lado a lado o esforço dos professores que são os protagonistas dos bons resultados” comentou a secretária.

O prefeito Humberto Bortolini parabenizou os alunos e professores, e garantiu apoio na próxima etapa. “Quando recebemos o resultado do IDEB, e temos alunos que estão entre os melhores de todo nosso Estado, ficamos orgulhosos, pois sabemos que cada um deles tem seus objetivos e sonhos, assim como os outros alunos da nossa rede municipal, e vemos o quanto foi e é importante dar condições de trabalho aos nossos professores, investindo na qualidade de ensino, tenho certeza que apenas começamos a colher os frutos, mas temos que continuar incentivando nossas crianças e jovens através da educação, que é sempre o melhor caminho para um futuro melhor”, destacou Betão.