Curso de socorristas é ministrado à profissionais da saúde em itiquira

WhatsApp Image 2018-09-26 at 16.32.00

A Prefeitura Municipal de Itiquira, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu um curso de socorrista pré-hospitalar.

Participaram do curso, profissionais representantes de todos os departamentos da saúde, desde atendentes administrativos, guardas patrimoniais, motoristas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

No curso foram abordadas ações de primeiros-socorros como verificação de sinais vitais e sua manutenção, manobras de ressuscitação cardiopulmonar, desengasgamentos e combate a incêndio.

O secretário de saúde, Flávio Alexandre dos Santos, destacou o quanto o trabalho de um socorrista faz a diferença no momento de um atendimento e que esse socorro pode salvar vidas.

“Em um momento de urgência, um socorrista pode fazer toda a diferença com o conhecimento adquirido, pois ele está habilitado para rápida tomada de decisões e isso que pode salvar vidas”, disse o tenente.

Os primeiros socorros representam os primeiros cuidados oferecidos às vítimas de acidentes ou mal-estares súbitos. O objetivo é a estabilização do quadro antes do atendimento médico propriamente dito. Muitas vezes, é preciso improvisar com os materiais e recursos disponíveis no momento e local.