Alunos de Itiquira realizarão provas da Olimpíada de Matemática 2018

WhatsApp Image 2018-10-31 at 07.38.18

Alunos das Escolas Municipais realizam as avaliações da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, este ano com a novidade de participação do 4º e 5º ano. A Secretaria Municipal de Educação aderiu à Olimpíada e Professores e alunos aceitaram o desafio de realizar as provas.

Demostramos  que estamos sempre em busca de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem , pois a matemática é sempre um desafio e desta forma buscamos caminhos que possam nos auxiliar na superação destes.

A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP “Nível A” 2018) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

• Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
  • Promover a difusão da cultura matemática.
  • Identificar jovens talentos.
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

PÚBLICO-ALVO

Alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental  regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.

Alunos matriculados em outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental.

COMO FUNCIONA

O IMPA é responsável por elaborar e disponibilizar o material de provas e de correção para as Secretarias de Educação e representantes das escolas federais para que possam distribuir para as escolas inscritas.

As Secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis por toda a logística de aplicação e correção das provas, bem como de qualquer eventual premiação que venham a definir.

A aplicação das provas é realizada nas próprias escolas em todo o Brasil no dia 30 de outubro.

AS PROVAS

As provas são realizadas em fase única e são compostas de 20 questões objetivas com 5 alternativas, sendo apenas uma correta.

ABORDAGEM

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP.