Hábile avalia alunos dos 4ºs e 8ºs anos da rede municipal de educação

WhatsApp Image 2018-09-21 at 19.30.40

Pelo segundo ano consecutivo nos dias 18 e 19 deste mês, nos 4ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental, foram aplicadas através pelo Sistema Aprende Brasil da Positivo a avaliação Hábile, baseada nos moldes da prova Brasil objetivando apontar onde os alunos e escolas precisam melhorar no que se refere a qualidade de ensino e  refletir sobre as políticas e práticas educacionais internas de cada escola.  E mais, o Hábile averigua  as habilidades já adquiridas pelos alunos através do raciocínio lógico de fazer relações e realizar conclusões.
O Hábile acontece de duas formas: por meio de avaliações escritas nas áreas de linguagem, exatas e humanas e, também, por meio de um questionário socioeconômico.
A avaliação se dá em Língua Portuguesa, cujo objetivo principal é desenvolver a leitura interpretativa, em Matemática foca mais na competência de resolver problemas e em Ciências enfatiza os fenômenos naturais e tecnológicos.
Os dados da avaliação do Hábile são analisados pela Gestão Escolar, apresentados aos pais  visando a  construção  de  intervenções pedagógicas para que todos os alunos possam adquirir as habilidades não desenvolvidas por meio de atividades educativas.

A Secretária pontua que “conseguiremos melhorar a aprendizagem dos alunos a partir do momento que encararmos as avaliações como um instrumento para as intervenções pedagógicas e também de reflexão das práticas pedagógicas de nossas aulas”. Observamos o quanto as turmas que trabalham o material apostilado se destaca nas avaliações municipais e ainda no projetos realizados seja pela escola, pela secretaria e também os projetos a nível nacional.