Itiquira alcança 75% da meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo após dia D

A Prefeitura de Itiquira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (20) os números parciais da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo deste ano.

Após a mobilização nacional no último sábado, o chamado dia D da campanha, o município de Itiquira alcançou 75% da cobertura vacinal. A meta é de 95% e a campanha segue até o dia 31 de agosto.

Mais de 550 crianças receberam a dose desde o inicio do mês no município, o objetivo é vacinar 705 crianças.

Segundo o secretário de saúde, Flávio Alexandre dos Santos, as equipes das Unidades Básicas de Saúde continuaram as ações para que alcançar a meta. “É um grande desafio, mas vamos traçar algumas estratégias para conseguir chegar até essas crianças que ainda precisam tomar as vacinas, nossas equipes estão empenhadas e tenho certeza que vamos bater esta meta”, comentou o secretário.

Baixa adesão em todo o País

A 11 dias do final da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, apenas 40% do público-alvo já foi imunizado. Entre os dias 06 e 18 de agosto, quando aconteceu o chamado “dia D“, foram aplicadas 9 milhões de doses das vacinas contra a pólio e 4,5 milhões contra o sarampo, segundo informações do Ministério da Saúde.

A expectativa da pasta era fechar o dia D, realizado no último sábado (18), com 60% das crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos vacinados. No entanto, ainda não é possível afirmar o balanço real, pois os números devem ser atualizados pelas secretarias municipais e estaduais ao longo da semana. O próximo boletim será divulgado na terça-feira (21).