Escola José Rodrigues da Silva comemora o Dia do Folclore

WhatsApp Image 2018-08-24 at 10.10.40

A Escola Municipal José Rodrigues, comemorou na última quarta-feira, 22, juntamente com seus alunos e todo seu corpo gestor o Dia do Folclore.O projeto tem como ponto de partida o quadro de cognição feito por professores e alunos em sala de aula. Nesse projeto, foram utilizadas várias estratégias metodológicas, tendo em vista a reflexão, a mobilização e a conscientização para discernir a importância do assunto folclore. “O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro”, destacou a secretária de educação, Jane Gobbi.

Foram realizadas atividades sócias – culturais e ambientais, incentivando a criatividade e socialização das crianças.

O projeto possibilitou trabalhar lendas, provérbios, músicas, adivinhações, comidas típicas, danças, preservando o folclore e a nossa cultura.

As atividades foram trabalhadas durante uma semana com os alunos e o encerramento foi com as apresentações junto à comunidade escolar e local, fortalecendo dessa forma os vínculos entre escola, pais e sociedade.

“Neste contexto a criança desenvolve além da aprendizagem escolar de conteúdos, competências que promove seu desenvolvimento pessoal, através das apresentações em público, memorização, caracterização para as apresentações e ainda o fortalecimento do vínculo familiar vez que as famílias puderam prestigiar as apresentações”, finalizou Jane.