Secretaria de Saúde voltará a oferecer ‘teste da orelhinha’ e ‘linguinha’ nos próximos dias

O secretário municipal de saúde, Flávio Alexandre dos Santos, divulgou nesta sexta-feira (15) que a Secretaria e a Prefeitura de Itiquira voltará a oferecer o “Teste da Orelhinha” e o “Teste da Linguinha” na rede pública de saúde.

Os exames estavam suspensos desde o mês de fevereiro deste ano, após a saída da fonoaudióloga.

“Realizamos dois processos seletivos, buscando preencher essa demanda e infelizmente não tivemos inscritos, desta forma, estamos assinando um contrato com profissional que possa realizar os exames”, pontuou Flávio.

Segundo ele, a previsão é que até o dia 10 de julho o serviço já esteja normalizado no município.

Teste da Orelhinha: É um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê. Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê, sendo feito durante o sono.

Teste da Linguinha: É um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.