Semana da família na escola leva interação entre escola e família | Portal da Prefeitura de Itiquira

Semana da família na escola leva interação entre escola e família

Na semana de 14 a 18 de maio a Prefeitura Municipal de Itiquira, através da Secretaria Municipal de Educação promove a SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA. As escolas da rede municipal de ensino se organizam com diversas programações e ações que objetivam valorizar a família e ressaltar os valores e sua participação ativa na escola e na vida das crianças e adolescentes.

“Acreditamos que a participação da Família na escola favorece a aprendizagem, promove a auto estima da criança e do adolescente que sente-se valorizado e seguro com a presença dos pais e/ou responsáveis, pois o espaço educativo da escola,  não pode ser pensado de forma restrita a escola ou a sala de aula, assim como não cabe mais compreender a participação familiar como exclusiva ao ambiente de casa”, destacou a secretária de educação, Jane Gobbi.

“A interação entre os dois é fundamental, já que o desenvolvimento de crianças e adolescentes não acontece de maneira isolada nos diversos espaços que frequentam”, acrescenta ela.

Embora escola e família tenham objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade, propiciando uma boa formação às crianças e adolescentes de maneira que não se envolvam em situações de risco tais como drogas.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de toda criança. Para isso, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros na  importante caminhada da formação educacional do ser humano e este é o objetivo da SEMANA DA FAMÌLIA NA ESCOLA, estreitar ainda mais as relações familiares com a educação e assim promover uma educação de qualidade visando sempre um futuro melhor às crianças e jovens Itiquirenses.

A Semana apresenta diversas atividades e dentre elas, palestras com a Psicóloga Camila Fragerri, ações de cidadania, apresentações coordenadas pelos professores, gincanas, participação dos pais em atividades com os alunos, entre tantas outras, conforme a programação que segue abaixo.

Dentre a programação, também aconteceu a importante palestra com o Drº Jairo de Paula, que traz o tema: “O sucesso do seu filho está relacionado com a sua felicidade”. A palestra aconteceu na última terça-feira (15) na Escola Municipal Anfilófio de Souza Campos e nesta quarta-feira (16) na Escola Municipal Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, com grande participação de pais e responsáveis.

A realização da Semana da Família na Escola, objetiva ainda despertar nas famílias a espiritualidade como fortalecimento dos valores familiares para uma vida saudável em família e sociedade, por isso durante esta semana buscaremos incentivar as Famílias a encerrar a semana buscando, em sua religião, a participação religiosa com toda família, fortalecendo assim as relações familiares e os valores éticos. Acreditando com isso que A espiritualidade na vida familiar é uma grande ferramenta para viver com maior plenitude e dar à vida um sentido pleno

PROGRAMAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO:

SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Segunda-feira(14/05)

Matutino-   07:00 as 08:00 hs- Palestra -Psicóloga Camila Fragerri

13:00 as 14:00 hs- Palestra -Psicóloga Camila Fragerri

Obs: Todos os dias os pais estão convidados a participar das aulas com seus filhos.

– Todos os dias a biblioteca está fazendo atividades para os pais que estiverem na escola.

Terça-feira(15/05)

– Palestra com Jairo de Paula- 17:15 hs- Convite para os alunos de 8º e 9º ano e para odos os pais;

Quarta-feira(16/05)

Matutino- Corte de cabelo- Cabeleireiro Alexandre

Vespertino- Corte de cabelo- Cabeleireira Eleny

Quinta-feira(17/05)

– Participação dos pais nas salas com apresentação de alunos nas próprias salas.

Vespertino- Hino Nacional com a participação dos pais e apresentação dos alunos.

Sexta-feira(18/05)

Matutino- Hino Nacional com família e com o grupo das mães que Oram pelos filhos.

– Caminhada Combate a Violência e Abuso Sexual de Criança e Adolescente.

Noturno- jogo de Futsal para encerramento- com interação dos pais e professores da nossa escola.

Terá sorteio de prêmios.