CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Equipe da ESF Holmes Lins promove Ações de Prevenção à Saúde em Territorio Rural

Com o intuito de promover melhor qualidade de vida e bem estar à população, a Secretaria de Saúde de Itiquira, por meio da Estratégia de Saúde da Família Holmes Lins, que abrange o território rural da cidade, promoveu na quarta-feira (16), a ação de promoção da saúde na Fazenda Leonardo Grupo O Telhar, com atendimento especial aos moradores e colaboradores durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural-SIPATR.

O evento contou com a participação e apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde).

Sob a coordenação do enfermeiro responsável pela Unidade de Saúde, Ueverton Camargo, as ações e orientações foram relacionadas às principais doenças que acometem a saúde da população com ênfase para a diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, alcoolismo, HIV, sífilis e hepatites virais.

Foi realizado atendimento médico, odontológico, psicológico e de enfermagem, e procedimentos como testes de glicemia, verificações de pressão arterial, atualização vacinal de adultos e crianças, palestra com orientações sobre a saúde do homem com ênfase nas infecções sexualmente transmissíveis, visitas domiciliares além de cadastramento das famílias pelos ACS.

Ueverton relatou que se surpreendeu com o número de pessoas que procuraram pelos serviços oferecidos. “Muitos, já há anos não procuravam um profissional de saúde ou realizavam qualquer exame ou procedimento de rotina. Nos casos suspeitos ou confirmados de algum agravo à saúde, o paciente foi encaminhado para tratamento e acompanhamento na Unidade de Saúde” explica.

Segundo o enfermeiro, essa ação objetivou promover a prevenção como forma de melhorar a saúde dos trabalhadores. “Estamos levando a prevenção às pessoas que muitas das vezes não quer ir até a Unidade, deixando de fazer os exames periódicos. Essas ações de prevenção serão constantes em nossa Unidade. É a melhor forma de aproximar o indivíduo da equipe, encorajando as pessoas a procurar atendimento antes que a doença se estabeleça, prevenindo assim, doenças no futuro”, finalizou ele.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.