Saúde Pública de Itiquira é a melhor da região sul, aponta SISPACTO

Itiquira tem a melhor Saúde Pública entre os 19 municípios da região sul de Mato Grosso.

O levantamento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde através do SISPACTO 2017 que avalia a eficiência da saúde pública nos municípios, através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle.

Itiquira ficou em primeiro lugar na avaliação do ano de 2017. Com 83% das metas atingidas, o município foi referência em gestão de saúde pública no ano passado.

Em 2016, o município fechou com 57% da metas alcançadas.

O prefeito Humberto Bortolini, que comandou a pasta no ano passado comemorou o resultado. “Esse levantamento mostrou o quanto fomos eficientes, no momento em que tínhamos menos recursos. Em 2017 tivemos uma grande crise no município, tivemos de cortar despesas, porém, mesmo com o orçamento baixo, não deixamos nossa população carente de uma boa saúde. Pelo contrário, melhoramos ainda mais”, destacou o prefeito.

O desempenho da saúde em Itiquira foi tão grande, que no comparativo, o município que aparece em segundo lugar, atingiu 61,9% das metas, 23% à menos que Itiquira.

“Cada servidor teve seu papel fundamental para essa conquista. Temos falhas, setores que temos que melhorar. Porém, entre grandes cidades da nossa região, o nosso município se destacou como a saúde mais eficiente. Isso é resultado de uma boa equipe, pois com certeza, se temos a melhor saúde, é porque temos os melhores servidores públicos da saúde”, comemorou o prefeito.

O prefeito destacou ainda, que embora os resultados sejam positivos, a hora é de continuar trabalhando para manter uma boa avaliação. “Tenho certeza que nossa equipe é capaz de manter esse posto. Mais que ser primeiro lugar, temos que ser bem avaliados pela nossa população. E é isso que buscamos. A satisfação dos nossos munícipes mostra o quanto nosso trabalho e esforços valem à pena”, finalizou Betão.

Neste ano, a previsão é que a Prefeitura entregue a Nova Unidade Básica de Saúde Central, que já está em construção. Além disso, o município busca parcerias para equipar ainda mais as unidades e o Hospital Municipal Osnir Bortolini.

“O equipamento de ultrassonografia já uma realidade para nossa cidade. Estamos realizando centenas de exames semanalmente. São pessoas que estavam em uma fila gigantesca, aguardando vagas em outros municípios e que hoje podem realizar o exame sem precisar de viagens”, pontuou o prefeito.

Para o prefeito, o próximo passo, será conseguir levar um equipamento de Ultrassonografia para Ouro Branco do Sul. “Estamos tentando levar a saúde para o cidadão. Queremos evitar que as pessoas que necessitam, tenham de se deslocar para algum lugar para realizar um exame como este. Além disso, em uma emergência, é fundamental ter o máximo de recursos disponíveis, para a equipe médica ter um diagnóstico preciso e rápido. Com certeza será uma prioridade”, finalizou o prefeito.