Produtores reduzem despesas de produção através da Patrulha Agrícola Mecanizada | Portal da Prefeitura de Itiquira

Produtores reduzem despesas de produção através da Patrulha Agrícola Mecanizada

A cada ano que passa mais produtores da bacia leiteira vêm aderindo ao programa de Patrulha Agrícola Municipal e Assistência Técnica dos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para o cultivo de milho para produção de silagem.

O acompanhamento da assistência técnica vai desde a análise do solo, recomendações técnicas, acompanhamento no preparo, plantio, visitas periódicas, aplicações necessárias, corte e confecção do silo, sendo, esta de suma importância, pois com os tratos culturais, na época certa, garante a qualidade do volumoso, observando o momento ideal do corte, cuidados na hora da compactação e da cobertura do material.

Desta forma, é possível uma melhor qualidade da silagem, sendo esta a principal fonte de alimento ao rebanho leiteiro, principalmente no período de estiagem, garantindo ao rebanho uma nutrição que manterá a produção de leite, mesmo no momento de escassez de alimentos para os produtores da bacia leiteira.

O hectare de milho nestes últimos anos tem rendido aproximadamente 25 toneladas, com um custo de R$2 mil reais. Esse custo corresponde apenas aos insumos, pois todo trabalho mecanizado é realizado com a Patrulha Agrícola Municipal, que utiliza aproximadamente 10 horas maquinas por hectare.

Assim ficando para o produtor leiteiro um valor aproximado de R$80 reais a tonelada de silagem de milho. Se o mesmo tivesse que comprar uma tonelada de silagem de milho de algum produtor, teria que arcar com um valor médio de R$180 reais por tonelada, mais o custo com o frete do caminhão.