CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Feira de Ciências na Escola Municipal de Educação Infantil Profª Maria Inês Inácio de Jesus

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Inês Inácio de Jesus realiza a sua Feira de Ciências,  do Maternal II ao Pré Escola I, no dia 08 de dezembro,  com o apoio de todos os segmentos da escola, Prefeitura de Itiquira e Secretaria Municipal de Educação.

A Feira trabalhou cinco temas de fundamental importância: ‘Horta orgânica’ com as professoras Daniele Ana D. Valle, Lindinara R.F. Rodrigues, Rosely Coletti e Valdecleia Duran Alonso com o Maternal II “A”, objetivando sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Além disso, garantir a inserção de  mais hortaliças na alimentação escolar e na vida familiar, levando as crianças a consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, valorizando assim, o meio ambiente, no sentido de reconhecer os seus devidos cuidados. O segundo tema foi  ‘Os cinco sentidos’ desenvolvido pela professora Cleuzélia M. A. de Souza com o Pré I “D”, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. A professora Ana Rosa Velasco trabalhou ‘Jogos Simbólicos’ com o Pré I “B” procurando valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio das atividades lúdicas e imaginativas, próprias da cultura infantil, e de conteúdos pedagógicos facilitadores, como jogos, brincadeiras e brinquedos, que garantam o interesse e a motivação das crianças. O quarto projeto desenvolvido pela professora Fabiana Oliveira Carvalho junto aos Prés “A” e “C”,  foi  ‘Trânsito na Escola’,  conscientizando as crianças a partir do pré-escolar a respeitar as Leis de Trânsito, mostrando que  escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. O quinto tema ‘ Saúde e higiene bucal’ abordado pela professora Ângela da S. Cesar com  a turma do Pré I “E”,  visando atuar educativamente na escola Municipal de Educação Infantil, promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando-os da importância em manter-se a dentição e a boca saudável, visando a melhoria na qualidade da saúde bucal de nossas crianças e familiares, gerando melhor qualidade de vida e bem estar geral.

Todos os projetos foram por meses trabalhados, procurando envolver não somente as crianças,  mas também os responsáveis por elas, porque a escola entende que a aprendizagem deve ser construída, amadurecida, e colocada em prática com todos àqueles envolvidos na educação, e a escola não é, e tão pouco pode ser,  o único espaço a fazer isso. A casa de cada criança é responsável por dar continuidade a esse processo.

A secretária de Educação, Jane Gobbi, parabeniza a todos que se envolveram na realização da Feira de Ciências, pois quando abordamos temas de tamanha relevância cultural e social, estamos de fato preparando nossas crianças desde a base, para assim construirmos cidadãos mais preparados para a vida. Acrescenta ainda que as crianças que atualmente  passam pela Educação Infantil, através do trabalho pedagógico que têm sido desenvolvido nas Unidades Educacionais de Educação Infantil, têm apresentado dia-a-dia, melhorias em seu desenvolvimento e com isso com certeza teremos uma aprendizagem ainda melhor no decorrer da vida destes estudantes.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.