Feira de Ciências na Escola Municipal de Educação Infantil Profª Maria Inês Inácio de Jesus

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Municipal de Educação Infantil Maria Inês Inácio de Jesus realiza a sua Feira de Ciências,  do Maternal II ao Pré Escola I, no dia 08 de dezembro,  com o apoio de todos os segmentos da escola, Prefeitura de Itiquira e Secretaria Municipal de Educação.

A Feira trabalhou cinco temas de fundamental importância: ‘Horta orgânica’ com as professoras Daniele Ana D. Valle, Lindinara R.F. Rodrigues, Rosely Coletti e Valdecleia Duran Alonso com o Maternal II “A”, objetivando sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta. Além disso, garantir a inserção de  mais hortaliças na alimentação escolar e na vida familiar, levando as crianças a consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, valorizando assim, o meio ambiente, no sentido de reconhecer os seus devidos cuidados. O segundo tema foi  ‘Os cinco sentidos’ desenvolvido pela professora Cleuzélia M. A. de Souza com o Pré I “D”, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. A professora Ana Rosa Velasco trabalhou ‘Jogos Simbólicos’ com o Pré I “B” procurando valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio das atividades lúdicas e imaginativas, próprias da cultura infantil, e de conteúdos pedagógicos facilitadores, como jogos, brincadeiras e brinquedos, que garantam o interesse e a motivação das crianças. O quarto projeto desenvolvido pela professora Fabiana Oliveira Carvalho junto aos Prés “A” e “C”,  foi  ‘Trânsito na Escola’,  conscientizando as crianças a partir do pré-escolar a respeitar as Leis de Trânsito, mostrando que  escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. O quinto tema ‘ Saúde e higiene bucal’ abordado pela professora Ângela da S. Cesar com  a turma do Pré I “E”,  visando atuar educativamente na escola Municipal de Educação Infantil, promovendo ações de educação preventiva e curativa, conscientizando-os da importância em manter-se a dentição e a boca saudável, visando a melhoria na qualidade da saúde bucal de nossas crianças e familiares, gerando melhor qualidade de vida e bem estar geral.

Todos os projetos foram por meses trabalhados, procurando envolver não somente as crianças,  mas também os responsáveis por elas, porque a escola entende que a aprendizagem deve ser construída, amadurecida, e colocada em prática com todos àqueles envolvidos na educação, e a escola não é, e tão pouco pode ser,  o único espaço a fazer isso. A casa de cada criança é responsável por dar continuidade a esse processo.

A secretária de Educação, Jane Gobbi, parabeniza a todos que se envolveram na realização da Feira de Ciências, pois quando abordamos temas de tamanha relevância cultural e social, estamos de fato preparando nossas crianças desde a base, para assim construirmos cidadãos mais preparados para a vida. Acrescenta ainda que as crianças que atualmente  passam pela Educação Infantil, através do trabalho pedagógico que têm sido desenvolvido nas Unidades Educacionais de Educação Infantil, têm apresentado dia-a-dia, melhorias em seu desenvolvimento e com isso com certeza teremos uma aprendizagem ainda melhor no decorrer da vida destes estudantes.