Prazo para professores se candidatarem à vaga de diretor escolar encerra nesta sexta-feira(24)

Os professores interessados em concorrerem a vaga para Diretor Escolar na Rede Municipal de Ensino se encerra nesta sexta-feira, dia 24 de novembro.

A Prefeitura Municipal de Itiquira, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o edital para eleição de Diretor Escolar, para as Escolas Municipais Anfilófio de Souza Campos e Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, para biênio de 2018-2019 de acordo com a Lei Municipal nº 720 de 4 de agosto de 2011.

Os professores efetivos poderão concorrer à Direção Escolar, sendo que após o registro da inscrição na Secretaria Municipal de Educação e apresentação da Proposta de Trabalho, a vontade da comunidade escolar irá prevalecer através do voto direto e representativo.

Escola organizada e limpa, equipamentos funcionando, contas em dia, funcionários em ação, comunidade participativa e, acima de tudo, alunos aprendendo! Esse é o cenário ideal para uma instituição de ensino. Não se chega a ele sem muito trabalho e sem a presença de um diretor à sua frente.

O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige, tendo domínio nas questões financeiras e legais, comunicação com pais, liderando o relacionamento entre os funcionários, bem como, à gestão da infraestrutura do local.

Conforme a Lei Municipal, as principais funções do diretor são:

• Cuidar das finanças da escola;
  • Prestar contas à comunidade;
  • Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação;
  • Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação;
  • Prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável;
  • Garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos;
  • Conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
  • Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos;
  • Ser parceiro do coordenador pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos;
  • Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessário para seu desenvolvimento;
  • Gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
  • Manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.

Todo esse trabalho, no entanto, não pode ser solitário. O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho.

Essa articulação e parceria entre todos os profissionais devem sempre visar à meta principal de toda e qualquer escola que é a aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial de o gestor prezar pela qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige, não sendo apenas um provedor e organizador de tarefas.

Download do Edital