Novembro azul: palestras levam informações aos homens de itiquira sobre prevenção de doenças

A Campanha Novembro Azul foi iniciada oficialmente nesta segunda-feira (6) em solenidade realizada na Câmara Municipal de Itiquira.

A campanha busca, alertar para a importância dos cuidados com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

“Temos tentado trazer cada vez mais, os homens para dentro dos serviços públicos de saúde, para que os cuidados clínicos façam parte da rotina e que esse cidadão pense de forma preventiva e não espere o adoecimento para procurar um médico”, explicou Acácio Rodrigues, Coordenador de Ações Programáticas e Estratégicas de Itiquira.

“Não se trata de uma campanha exclusiva de prevenção ao câncer, é um momento em que os profissionais de saúde e a sociedade em geral se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar também sobre a importância do homem buscar se conhecer e se tratar de forma integral, como cuidados com a obesidade, problemas de pressão, diabetes, entre outros”, destacou o Psicólogo André.

O prefeito Humberto Bortolini, lembrou que ações como essas são importantes e destacou os investimentos da administração no setor da saúde. “Desde que iniciamos na primeira gestão, buscamos equipar e melhorar nossas estruturas na área da saúde. Investimos para que pudéssemos oferecer serviços de qualidade e com agilidade. É nossa missão continuar melhorando e ampliando nossos serviços de saúde, para que tenhamos números mínimos de casos de doenças graves em nosso Município”, afirmou o prefeito.

Foram ministradas palestras com os médicos, Dr. Thiesco, Dr. Cláudio, o Farmacêutico e Bioquímico Jonas Bolth, Psicólogo André e o Fisioterapeuta Flávio Alexandre.

O evento contou com a presença de dezenas de participantes, autoridades e profissionais da saúde municipal.