CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Mais de 150 mulheres participaram da campanha Outubro Rosa em Ouro Branco do Sul

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu com o objetivo de estimular a participação da população mundial no combate e controle do câncer de mama. Ciente da importância desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde de Itiquira desenvolveu uma série de ações neste mês para incentivar as itiquirenses a realizar o autoexame, procedimento que contribui com o diagnóstico precoce da doença.

Nesta quinta-feira, dia 26, aconteceu mais um evento alusivo à campanha no Centro de Conviver Líbio Faustino Franco em Ouro Branco do Sul.

As inúmeras mulheres que participaram foram orientadas a se prevenir. Com palestras ministradas pela enfermeira Elen Ormond e pela médica Dra. Tatiana, os presentes puderam se informar mais sobre como realizar o autoexame e foram conscientizadas sobre o Câncer.

Estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde e de Assistência Social do Município, grupos da melhor idade, de gestantes e de mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após as palestras, foram sorteados vários brindes às mulheres e oferecido um lanche a todos os presentes. Enquanto às mães participavam do evento, as crianças brincavam e se divertiam no pula-pula montado no jardim da Unidade Básica de Saúde Adroaldo Gatto.

O Coordenador do Pronto Atendimento de Ouro Branco do Sul – CPAOB, Marques Alves Santana, destacou que o objetivo da palestra foi alcançado, pois houve a efetiva participação da população, que retirou suas dúvidas sobre o tema. Ele também pontuou que os participantes serão agentes multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção ao câncer de mama. “Se descoberta no início, o câncer tem chance de ser curado. Por isso a gente se mobiliza para levar informação às pessoas”, destacou ele.

De acordo com o prefeito Humberto Bortolini (PSD), as ações neste mês envolveu grande parte dos servidores, mostrando a importância de cada um pela causa. “Desde o início do mês, os servidores se sensibilizaram e estão apoiando a causa. Todos os dias são possíveis ver vários funcionários com roupas na cor rosa, em especial as mulheres, mas os homens também participam”, explica ele.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.