Mais de 150 mulheres participaram da campanha Outubro Rosa em Ouro Branco do Sul

O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu com o objetivo de estimular a participação da população mundial no combate e controle do câncer de mama. Ciente da importância desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde de Itiquira desenvolveu uma série de ações neste mês para incentivar as itiquirenses a realizar o autoexame, procedimento que contribui com o diagnóstico precoce da doença.

Nesta quinta-feira, dia 26, aconteceu mais um evento alusivo à campanha no Centro de Conviver Líbio Faustino Franco em Ouro Branco do Sul.

As inúmeras mulheres que participaram foram orientadas a se prevenir. Com palestras ministradas pela enfermeira Elen Ormond e pela médica Dra. Tatiana, os presentes puderam se informar mais sobre como realizar o autoexame e foram conscientizadas sobre o Câncer.

Estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde e de Assistência Social do Município, grupos da melhor idade, de gestantes e de mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após as palestras, foram sorteados vários brindes às mulheres e oferecido um lanche a todos os presentes. Enquanto às mães participavam do evento, as crianças brincavam e se divertiam no pula-pula montado no jardim da Unidade Básica de Saúde Adroaldo Gatto.

O Coordenador do Pronto Atendimento de Ouro Branco do Sul – CPAOB, Marques Alves Santana, destacou que o objetivo da palestra foi alcançado, pois houve a efetiva participação da população, que retirou suas dúvidas sobre o tema. Ele também pontuou que os participantes serão agentes multiplicadores dos conhecimentos sobre a prevenção ao câncer de mama. “Se descoberta no início, o câncer tem chance de ser curado. Por isso a gente se mobiliza para levar informação às pessoas”, destacou ele.

De acordo com o prefeito Humberto Bortolini (PSD), as ações neste mês envolveu grande parte dos servidores, mostrando a importância de cada um pela causa. “Desde o início do mês, os servidores se sensibilizaram e estão apoiando a causa. Todos os dias são possíveis ver vários funcionários com roupas na cor rosa, em especial as mulheres, mas os homens também participam”, explica ele.