Escolas municipais aplicam segunda etapa da avaliação interna no ensino fundamental nos dias 07 e 08 de novembro

Alunos da Rede Municipal de Educação realizam as provas da segunda etapa da Avaliação Municipal no Ensino Fundamental. Participam todos os alunos das turmas dos 2º, 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos, nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

Os resultados obtidos por meio deste instrumento apontarão as dificuldades e avanços do processo ensino e aprendizagem durante o ano letivo de 2017, bem como,  possibilitarão traçar metas visando melhorar a qualidade da educação como um todo.

A Avaliação é realizada duas vezes ao ano, em primeira e segunda etapas, objetivando aferir o conhecimento dos alunos no início e ao final de cada ano letivo. As questões são elaboradas pelos professores de cada ano/área, onde em seguida os coordenadores pedagógicos e diretores de cada escola, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação selecionam as questões que irão compor as avaliações, de forma que todas as escolas e profissionais contribuam no processo de construção das provas.

A Secretaria Municipal de Educação coloca que “a expectativa para bons resultados é positiva, pois as escolas com toda equipe pedagógica e professores têm se empenhado arduamente para evolução da aprendizagem dos alunos”.

A avaliação é uma ferramenta que representa importante avanço na Educação Municipal de Itiquira, por apontar um diagnóstico amplo, com dados concretos em diferentes áreas do conhecimento e alinhado com a realidade local.

Os resultados possibilitam a elaboração de estratégias e intervenções pedagógicas com objetivo de sanar as dificuldades, melhorando assim o processo ensino aprendizagem e consequentemente melhorar a qualidade da educação.

Nossa meta, com base nos resultados, é melhorar as estratégias das intervenções pedagógicas em relação aos alunos que apresentam baixo rendimento. Nosso objetivo somente será possível com o empenho e dedicação de todos os envolvidos!