Aluna da rede municipal de educação recebe medalha de ouro na olimpíada brasileira de matemática

O empenho de professores, alunos e todos os envolvidos na Educação da rede Municipal de Ensino têm dado resultados positivos, pois no dia 14 de novembro, a aluna Eloá R. Rodrigues, estudante da Escola Municipal Anfilófio de Souza Campos, recebeu no Rio de Janeiro, medalha de Ouro por seus resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática em 2016.  A cerimônia de entrega aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde Eloá compareceu acompanhada de sua Mãe Lindinara, juntamente com os alunos vencedores do Brasil inteiro.

A Rede Municipal de Educação sente juntamente com a aluna Eloá e sua professora Marcia Janjácomo (2016) imensa felicidade pela conquista, pois através deste resultado podemos afirmar que dedicação e empenho trazem bons resultados, basta querer e se esforçar.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Para que as escolas participem é realizada inscrição, recebem os materiais e os alunos com seus professores participam das avaliações.

Para a mãe de Eloá, Senhora Lindinara Ribeiro Freitas Rodrigues, “foi uma emoção muito grande ver sua filha receber esta medalha, e ver que todo seu esforço como aluna, de nós como família e da escola, gerando assim este resultado que nos traz felicidade e realização. Lógico que agradecemos a Deus primeiramente, pois cremos que foi uma grande benção sobre todos que se esforçam”.

Eloá “agradece a todos que torceram por ela e contribuiram para que ela pudesse participar desta conquista. Coloca que esta conquista não é só dela é um pouquinho de cada um, é de nossa cidade. Foi maravilhoso poder levar o nome de Itiquira  para que o Brasil conhecesse”.

A Secretária Municipal de Educação, Jane Gobbi, disse se sentir tão alegre e realizada quanto a aluna Eloá, seus familiares e professores. “Parabenizo todos e desejo que juntos possamos motivar os alunos a se dedicar e melhorar a cada dia mais o processo de ensino e aprendizagem”.

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) foi aplicada na manhã de terça-feira (06/06) em todo o território nacional. Em Itiquira/Ouro Branco do Sul, participaram os alunos das Escolas Municipais Anfilófio de Souza Campos, São João Batista, Francisco Andrea Marchett e Jorge Eduardo Raposo de Medeiros e das Escolas Estaduais Dom Aquino Corrêa e Bonifácio Sachetti.

As provas foram aplicadas nas escolas para os alunos que cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento da matéria.

As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: nível I: 6º/7º ano do ensino fundamental; nível II: 8º/9º ano do ensino fundamental; e nível III: ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase.

O Município de Itiquira, através das Rede Municipal de Educação, não poderia ficar de fora desta importante olimpíada, pois a matemática tem sido um desafio em nossas escolas.

Com a realização das provas, os alunos abaixo relacionados foram classificados para a segunda etapa das Olimpíadas Brasileiras da Matemática:

Escola Municipal de Educação Básica Francisco Andrea Marchett

Murilo Roberto Souza Lopes- Profº Nivaldo Fernandes dos Reis

Mary Hermínia Santos Silva- Profº Nivaldo Fernandes dos Reis

Vinicius de Souza Silva- Profº Nivaldo Fernandes dos Reis

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as Escolas, Professores e Alunos classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira da Matemática.