CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Em Itiquira, confraternização para comemorar Dia Nacional do Idoso leva diversão e alegria

Na noite desta quinta-feira (5) o Grupo Conviver de Itiquira recebeu o Grupo Conviver de Ouro Branco do Sul para uma grande confraternização na sede do projeto.

A festa foi realizada pela Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e levou lazer e diversão a mais de 100 idosos.

A Secretária de Assistência Social, Suzana Francisca da Silva, observou ainda que as pessoas que integram a terceira idade estão bem diferentes nos tempos atuais. “Hoje, os vovós e as vovôs estão mais saudáveis, se cuidam muito, fazem exercícios, viajam, namoram e isso é muito importante para a vida deles. Por isso que aqui, nós nos preocupamos em garantir para eles, uma vida mais alegre e mais saudável”.

Conviver

O Centro de Convivência dos Idosos é uma instituição voltada para bem atender pessoas da terceira idade de Itiquira e Ouro Branco do Sul, nasceu com o intuito maior de atender essa parcela da população e tem proporcionado o resgate da dignidade, da participação e da auto-estima do idoso corumbaense.

No local, várias atividades são oferecidas como alfabetização, ginástica, jogos de salão, dança , atendimento médico e visitas sociais, bem como serviços de nutricionista, fisioterapia e psicologia por meio de uma parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Com 170 cadastrados e 112 idosos frequentando as diversas atividades oferecidas ao longo da semana, o Conviver tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida, por meio da atenção à saúde, da alimentação e aos atendimentos das necessidades sociais básicas.

 

Dia Nacional do Idoso

O Dia Nacional do Idoso foi celebrado no dia 1º de Outubro em Itiquira, como forma de buscar a valorização e sensibilização da população sobre o respeito à pessoa idosa. A data tem o intuito de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.

A celebração foi instituída no país em 28 de dezembro de 2006, pela lei de nº 11.433. A data não é festejada somente no Brasil: em 1999, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o mesmo dia (01/10) como o Dia Internacional do Idoso.

Uma grande conquista para as pessoas da melhor idade do Brasil aconteceu em 2003 com a criação do Estatuto do Idoso, cuja proposta é regular e assegurar os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.