CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Campanha Outubro Rosa privilegia atendimento de saúde às mulheres de Itiquira

A Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Itiquira, começou com um grande “Buzinaço” pelas ruas da cidade. Neste mês serão realizadas diversas ações de atendimento em saúde e orientação a toda a população nas áreas urbana e rural do município.

Praticamente todas as coordenadorias, serviços, núcleos e unidades da Secretaria de Saúde estão envolvidos na campanha. “A programação é destinada a toda a população, em especial às mulheres. Todas as unidades de saúde terão atendimento especial. Sendo que, realizamos no dia 4, atendimento em horário diferenciado, até as 21h, para aquelas que trabalham ou devido à correria do dia a dia, não tem tempo de se deslocar até a unidade mais próxima durante o dia. Este evento será realizado novamente no dia 18, em todas as Unidades de Saúde do município” destacou Acacio Rodrigues, coordenador de Ações Programáticas e Estratégicas.

No conjunto de ações que integra o movimento Outubro Rosa, estão programadas palestras, rodas de conversa, atendimento em saúde de diversas especialidades a homens, mulheres e crianças, orientações sobre educação em saúde, agendamento de consultas, exames e encaminhamentos para ações de caráter assistencial em diversas áreas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. Acima dos 35 anos de idade, a incidência deste tipo de câncer aumenta, especialmente após os 50. A recomendação do Inca no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.