Ação de incentivo à leitura motiva alunos

Quando há pouco contato com a leitura, observa-se dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, sendo assim faz-se necessário a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito dessa prática, condição indispensável ao desenvolvimento e realização pessoal e social do educando.

Visando desenvolver o hábito pela leitura a Secretaria Municipal de Educação criou o “Projeto Leitura Itinerante”, o qual percorre as Escolas da rede Municipal com inúmeros livros literários, voltados para o Ensino Fundamental, anos iniciais e finais. O Projeto tem por objetivo despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando à formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.

Este ano a Escola Municipal Anfilófio de Souza Campos, através da Professora Ângela Regina Guerro, responsável pala Sala de Leitura da referida escola, juntamente com seus gestores e professores, realizaram um excelente trabalho agregado ao Projeto da Secretaria, onde os alunos do 3º ano da Professora Graciela Rodrigues Tunes Leite e o 5º ano do Professor Nelison Dias Campos, trabalharam efetivamente a leitura e contação de história com seus alunos e após escolheram os 6 alunos que se destacaram mais em suas salas, a fazerem a leitura para as duas turmas juntas.

Os alunos, através dessa apresentação, demonstraram o quanto ficaram felizes com a atividade e acima de tudo o quanto a aprendizagem melhorou através da prática e aprimoramento da leitura.

Todos os presentes se emocionaram ao verem a fluência e destreza da leitura que conquistaram junto aos seus professores.

Já dizia Monteiro Lobato “Quem escreve um livro cria um castelo, quem lê mora nela.”