Alunos do 4ºano e 8ºano realizam Avaliação Educacional Externa através do Sistema Hábile – Positivo

Nos dias 26 e 27 de setembro, todas as escolas municipais se mobilizaram para a aplicação da avaliação Hábile, que se dá através do contrato firmado entre a Prefeitura Municipal com o Sistema Positivo de Ensino.

O Hábile é o Sistema de Avaliação Positivo, é uma estratégia pedagógica desenvolvida pela Editora Positivo. A aplicação do Hábile conta com testes e questionários contextuais para os alunos dos 4º e 8º anos do ensino fundamental, os testes são em língua portuguesa, com foco em leitura, em matemática, com ênfase na resolução de problemas, e em ciências, com enfoque em fenômenos naturais e tecnológicos.

Os pais também participam através de questionários que são enviados pela escola possibilitando maior integração no contexto familiar, já os professores responderam aos questionários em que constam dados de caracterização e percepção sobre o contexto escolar.

A prova Hábile é uma avaliação educacional de aprendizagem em larga escala que busca contribuir com as instituições escolares na verificação e no monitoramento do desempenho dos estudantes, avaliando o desenvolvimento de habilidades em cada uma das áreas do conhecimento dos processos educativos para garantir a qualidade de ensino e a gestão escolar.