Rede Municipal de Educação já conta com os resultados da Avaliação Interna do Ensino Fundamental

Secretaria Municipal de Educação, disponibiliza às Escolas Municipais os resultados da Avaliação Interna do Ensino Fundamental –AIEF, realizadas mês de maio deste ano, em cumprimento a uma das Metas do Plano Municipal de Educação. As correções, diagnósticos, planilhas e gráficos que sintetizam os resultados da primeira etapa da avaliação, aplicada aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal  foram apresentados aos gestores e coordenadores das escolas. Os documentos contribuem principalmente para uma auto avaliação de todos envolvidos na educação, pois os resultados revelam os pontos fortes e fracos de cada aluno no processo ensino aprendizagem.

O diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como uma sentença que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim como uma análise da situação escolar atual do aluno, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas. Assim sendo, deve-se fazer uma série de questionamentos para que  se busque  soluções e se faça  as intervenções pedagógicas necessárias.

Com os resultados  da AIEF, as escolas terão dados suficientes para fazer uma análise sobre o  que se esperava dos estudantes,  onde houve avanços e falhas, o que precisará ser retomado para que haja um aprendizado satisfatório.

Esta primeira avaliação apontou um avanço na aprendizagem de muitas turmas o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que há uma vontade em comum entre os profissionais da educação que é a melhoria da nossa Educação Municipal,  pois contamos com professores dedicados, comprometidos e empenhados em melhorar a aprendizagem dos alunos, não nos esquecendo do empenho e acompanhamento de muitos pais e dedicação nos estudos da maioria dos alunos.

A Secretaria de Educação espera que este recesso de 15 dias tenha renovado as forças de cada estudante e professor e deseja que a volta às aulas seja repleta de alegrias e vontade de seguir a jornada com garra, focando sempre na qualidade das práticas pedagógicas e do aprendizado de nossos alunos, pois nossos trabalhos enquanto Educadores, iniciam-se em sala de aula e se estendem para a vida toda do estudante.