Alunos do município participam da primeira fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) foi aplicada na manhã de terça-feira (06/06) em todo o território nacional. Em Itiquira/Ouro Branco do Sul, participaram os alunos das Escolas Municipais Anfilófio de Souza Campos, São João Batista, Francisco Andrea Marchett e Jorge Eduardo Raposo de Medeiros e das Escolas Estaduais Dom Aquino Corrêa e Bonifácio Sachetti.

As provas foram aplicadas nas escolas para os alunos que cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada tem como objetivo estiumular o estudo da matemática e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento da matéria.

As provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: nível I: 6º /7º ano do ensino fundamental; nível II: 8º / 9º ano do ensino fundamental; e nível III: ensino médio. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase.

A próxima fase está prevista para setembro, os alunos que forem  classificados para a segunda fase serão os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola, em cada Nível.

Serão premiados os alunos destaques de 2017 com medalhas de ouro, prata, bronze e menções horronsas.

Criada em 2005, a Olimpíada de Matemática é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Município de Itiquira, através das Rede Municipal de Educação, não poderia ficar de fora desta importante olimpíada, pois a matemática tem sido um desafio em nossas escolas. Através do desenvolvimento da Olimpíada Brasileira da Matemática e de projetos na área, buscamos desenvolver  nos alunos as habilidades de pensamento que se desenvolvem em um cenário de aprendizagem matemática que vai além de conhecimentos pontuais. O desafio é ensinar a matemática por investigação e problematização ampliando o raciocínio crítico, a capacidade de argumentar com fundamentação, analisar uma situação sob vários pontos de vista, de ter resiliência e autoconfiança.

Com a realização das provas, os alunos classificados para a segunda etapa das Olimpíadas Brasileiras da Matemática:

Escola Municipal de Educação Básica Francisco Andrea Marchett

Murilo Roberto Souza Lopes- Profº Nivaldo Fernandes dos Reis
Mary Hermínia Santos Silva- Profº Nivaldo Fernandes dos Reis
Vinicius de Souza Silva- Profº Nivaldo Fernandes dos Reis

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as Escolas, Professores e Alunos  classificados para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira da Matemática, precisamos incentivar cada vez mais no aluno o gosto pela aprendizagem da matemática, demonstrando que esta serve para a vida, e isto tem se dado através do esforço e dedicação dos professores da área de matemática incentivando seus alunos, abraçando os projetos propostos e desenvolvendo práticas pedagógicas que  motivem os alunos a estudar.