CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Mobilização Nacional contra a gripe ocorre neste sábado

saudeO Dia de Mobilização Nacional (Dia D) contra a gripe será realizado neste sábado (13/05), das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde. A Campanha Nacional da Vacinação segue até o dia 26 de maio, de segunda a sexta-feira.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três  semanas. Outras importantes fontes de transmissão são os escolares (5-15 anos) e adultos.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

Nesta campanha, serão vacinados:

  • indivíduos com 60 anos ou mais de idade
  • crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  • gestantes em qualquer idade gestacional
  • puérperas (até 45 dias após o parto),
  • trabalhadores da saúde,
  • povos indígenas,
  • os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,
Doença respiratória crônica
Doença cardíaca crônica
Doença renal crônica
Doença hepática crônica
Doença neurológica crônica
Diabetes
Imunossupressão
Obesos
Transplantados
Portadores de trissomias

A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

 

Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas.

A meta total de Itiquira é vacinar  2.442 pessoas,  sendo o maior público  as crianças 832 (de 6 meses a menores de 5 anos),  seguido por idosos 782 pessoas.

 

Fonte: Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2017.

Dia de Mobilização Nacional (Dia D) contra a gripe

Data: 13 de maio (sábado)

Horário: das 8h às 17h


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.