Itiquira realiza caminhada contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

DSC_5532 (Large)Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itiquira por meio da secretaria municipal de Assistência Social, realizou caminhada para mobilizar a comunidade no enfrentamento a violência infanto-juvenil. A caminha aconteceu na sede do Município e em Ouro Branco do Sul.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Aline Carvalho Martinazzo, ressalta que essa luta é de toda a sociedade. “Devemos nos unir e lutar pelos direitos e pela proteção de nossas crianças e adolescentes. Devemos ficar atentos aos pequenos sinais, seja de suspeita ou de certeza que o crime está acontecendo. Temos que conscientizar a população e denunciar os casos”, afirmou.

A caminhada tem a parceria do Centro de Referência Assistência Social (CRAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ministério Público, Conselho Tutelar e secretaria de Educação.

Desde o dia 15, a secretaria de Assistência Social está realizando mobilizações sociais com o tema: Violência Sexual Não! – com palestras e apresentação de teatro nos Ginásios de Esportes,  escolas municipais e estaduais. As ações vão até  o dia 25 de maio.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, o Município conta com profissionais capacitados para o enfrentamento dessa  problemática, como Assistentes Sociais e Psicologo, além do Conselho Tutelar que tem sido fundamental para diminuição dos casos de violência no município. Para a secretaria a conscientização não pode parar, “pois é preciso que os casos que estejam ocultos sejam denunciados ao Conselho Tutelar para devidas providencias” enfatizou. As denúncias são anônimas e podem ser feitas diretamente ao conselho tutelar na Sede do Município, na Rodovia Joaquim do Amaral, S/N Bairro Poxoreu, ou pelos telefones  (65) 3491- 1166 – (65) 9617-7639, ou e-mail: conselhosede@itiquira.mt.gov.br ,  em Ouro Branco do Sul na Rua Interna C, Quadra 19 B, LOTE 07 , telefones  (65) 3492-1139 – (65) 9939-2473 ou e-mail: conselhourobrancodosul@hotmail.com.